RESUMO A questão da inclusão no ambiente escolar tem sido um desafio para todos os atores que fazem a área de ensino, e por conseguinte, muito se tem discutido sobre a temática da educação inclusiva em especial de pessoas surdas nas instituições de ensino. Assim sendo, o referido capítulo apresenta por objetivo discutir os conceitos da formação humana integral, tendo como principio norteador o trabalho; a ciência; a tecnologia e a cultura, com o foco direcionado para a necessidade da inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante o processo formativo do corpo discente nos cursos técnicos de enfermagem do Instituto Federal de Alagoas, para sanar as lacunas, ora existente, nos currículos da educação profissional e tecnológica, diante da não obrigatoriedade na lei para tais modalidades de ensino, como forma de minimizar a precarização do diálogo entre os futuros profissionais de saúde e o paciente surdo. Desta forma, este estudo terá como base os referenciais teóricos da educação Integral e omnilateral, sobretudo no tocante a inclusão do ensino de Libras como forma de contribuir para a formação humana integral, enfatizando-se a necessidade do conhecimento de Libras por parte dos profissionais de saúde a fim de estreitar os vínculos com pessoas surdas e prestar uma assistência dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (universal, integral e equânime), holística, humanizada e inclusiva.