O presente artigo tem a finalidade de analisar o currículo no que concerne à construção de uma prática pedagógica estruturada numa concepção de educação omnilateral, que aponte para o horizonte da emancipação humana. No decorrer da pesquisa, houve um esforço para mostrar a importância da organização de um projeto de ensino médio integrado elaborado coletivamente e que contemple a efetivação do currículo integrado. Deste modo, temos como objetivo geral Elaborar uma proposta pedagógica composta por princípios e estratégias de integração curricular, a partir das práticas já vivenciadas pelos docentes e pelos pressupostos teóricos estudados, com a finalidade de fortalecer a prática pedagógica dos docentes que atuam no Ensino Médio Integrado. Os principais autores escolhidos para mediar essa discussão foram: Ramos (2012), Ciavatta (2012,), Kuenzer (2011) e Saviani (2007; 2011). Procede-se como fundamento teórico metodológico o método dialético, porque estudamos a realidade em sua totalidade, levando em consideração o contexto histórico, político, econômico, entre outros. A abordagem é qualitativa em virtude da necessidade de se ter um contato direto com objeto de estudo, conhecendo suas singularidades. A coleta de informações foi realizada a partir dos princípios da pesquisa bibliográfica e documental, de entrevistas semiestruturadas e de grupo focal. Para a análise das informações, tomamos como base a análise de conteúdo temática. Os achados da pesquisa evidenciam que a prática pedagógica no Ensino Médio Integrado em que acreditamos, fundamentada numa formação politécnica e omnilateral, ainda está no horizonte. Para buscar a efetivação do ensino médio integrado é necessário o debate coletivo e que essa concepção esteja bem sistematizada no projeto pedagógico do curso: referenciada nos objetivos e metodologias; pensando as práticas; os espaços de discussão; o planejamento coletivo; e a avaliação das ações.