Artigo CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica

E-books

ISBN: 978-65-86901-75-7

INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO INTEGRADO: UM ENSAIO SOBRE O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2022-07-12 14:52:36" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91434
    "edicao_id" => 261
    "trabalho_id" => 2688
    "inscrito_id" => 13532
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO INTEGRADO: UM ENSAIO SOBRE O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade possibilita um trabalho pedagógico voltado para a integração dos saberes, para além das disciplinas, contribuindo para o currículo integrado no ensino médio na educação profissional e técnica (EPT). O diálogo que permeia o ensino interdisciplinar amplia o conhecimento cientifico e permite enriquecer a relação com o outro e com o mundo. Nessa perspectiva o currículo organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar. Para esta pesquisa diversos autores foram utilizados tais como Fazenda (2011), Luck (2010), Santomé (1998), Mool (2010) Moreira (2007), entre outros. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da interdisciplinaridade para a proposição de um currículo integrado. A metodologia abordada foi uma pesquisa bibliográfica e a coletânea de ensaios realizados dentro da disciplina Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem, no período de setembro a dezembro de 2021. Essa disciplina faz parte do programa de mestrado do PROFEPT, campus Parnaíba. Espera-se que essa pesquisa contribua com uma nova percepção sobre como as ações interdisciplinares podem trazer contribuições para o currículo integrado, trazendo um repensar nas práticas que permeiam as ações dos docentes do ensino médio integrado."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13532_TB2688_29112022145804.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:35:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.galvao@ifpi.edu.b"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91434
    "edicao_id" => 261
    "trabalho_id" => 2688
    "inscrito_id" => 13532
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO INTEGRADO: UM ENSAIO SOBRE O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A interdisciplinaridade possibilita um trabalho pedagógico voltado para a integração dos saberes, para além das disciplinas, contribuindo para o currículo integrado no ensino médio na educação profissional e técnica (EPT). O diálogo que permeia o ensino interdisciplinar amplia o conhecimento cientifico e permite enriquecer a relação com o outro e com o mundo. Nessa perspectiva o currículo organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar. Para esta pesquisa diversos autores foram utilizados tais como Fazenda (2011), Luck (2010), Santomé (1998), Mool (2010) Moreira (2007), entre outros. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da interdisciplinaridade para a proposição de um currículo integrado. A metodologia abordada foi uma pesquisa bibliográfica e a coletânea de ensaios realizados dentro da disciplina Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem, no período de setembro a dezembro de 2021. Essa disciplina faz parte do programa de mestrado do PROFEPT, campus Parnaíba. Espera-se que essa pesquisa contribua com uma nova percepção sobre como as ações interdisciplinares podem trazer contribuições para o currículo integrado, trazendo um repensar nas práticas que permeiam as ações dos docentes do ensino médio integrado."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13532_TB2688_29112022145804.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:35:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DA SILVA GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "juliana.galvao@ifpi.edu.b"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 261
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 261
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg"
        "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 155
                "edicao_id" => 261
                "codigo" => "978-65-86901-75-7"
                "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n
                  ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;<br />\r\n
                  CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO / FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  ELIANA DE JESUS LOPES &nbsp;<br />\r\n
                  EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n
                  FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO &nbsp;<br />\r\n
                  FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n
                  INGRID D&rsquo;AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n
                  LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n
                  LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO)<br />\r\n
                  ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n
                  TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf"
                "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 155
                "edicao_id" => 261
                "codigo" => "978-65-86901-75-7"
                "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n
                  ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;<br />\r\n
                  CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO / FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  ELIANA DE JESUS LOPES &nbsp;<br />\r\n
                  EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n
                  FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO &nbsp;<br />\r\n
                  FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n
                  INGRID D&rsquo;AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n
                  LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n
                  LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLIT&Eacute;CNICA DE SA&Uacute;DE JOAQUIM VEN&Acirc;NCIO)<br />\r\n
                  ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n
                  TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf"
                "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:52:36"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A interdisciplinaridade possibilita um trabalho pedagógico voltado para a integração dos saberes, para além das disciplinas, contribuindo para o currículo integrado no ensino médio na educação profissional e técnica (EPT). O diálogo que permeia o ensino interdisciplinar amplia o conhecimento cientifico e permite enriquecer a relação com o outro e com o mundo. Nessa perspectiva o currículo organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar. Para esta pesquisa diversos autores foram utilizados tais como Fazenda (2011), Luck (2010), Santomé (1998), Mool (2010) Moreira (2007), entre outros. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da interdisciplinaridade para a proposição de um currículo integrado. A metodologia abordada foi uma pesquisa bibliográfica e a coletânea de ensaios realizados dentro da disciplina Teorias e Práticas do Ensino e Aprendizagem, no período de setembro a dezembro de 2021. Essa disciplina faz parte do programa de mestrado do PROFEPT, campus Parnaíba. Espera-se que essa pesquisa contribua com uma nova percepção sobre como as ações interdisciplinares podem trazer contribuições para o currículo integrado, trazendo um repensar nas práticas que permeiam as ações dos docentes do ensino médio integrado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.