Ao longo da história da humanidade as sociedades sempre trataram de definir as práticas laborais de acordo com o gênero do indivíduo, muitas vezes levando em consideração os fatores biológicos (altura, porte físico por exemplo) e em algumas situações conceitos que em geral atravessaram a evolução histórica de algumas profissões e ainda hoje encontram-se atrelados a elas. O presente estudo tem como objetivo investigar as dificuldades encontradas por professor do sexo masculino na Educação Infantil e os objetivos específicos são: discutir a evolução histórica da formação profissional do pedagogo; descrever as principais atribuições do profissional pedagogo na atualidade e analisar as principais dificuldades do profissional pedagogo do sexo masculino na educação infantil. A metodologia utilizada para a construção desse artigo é bibliográfica e exploratória de natureza qualiquantitativa, pois para construir esse estudo foi necessário fazer uma densa pesquisa de material bibliográfico, além de ir a campo em busca de material para validar as informações apresentadas ao longo do texto. Portanto, é possível verificar que dentre as principais dificuldades encontradas pelo profissional pedagogo do sexo masculino na educação infantil é enfatizado que a pedagogia, na educação infantil é um trabalho feminino, pois ainda para a maioria das pessoas, somente a mulher detém em si o instinto maternal para a lida com crianças, enquanto ao homem caberia a visão machista do trabalho braçal ou mesmo “masculino”.