Como parte do conteúdo programático do 2º ano do Ensino Médio do CEFET-MG, na disciplina Geografia, temos o tópico Globalização e suas interfaces. Nesse experimento, examinou-se de forma coincidente, a natureza do espaço globalizado e suas espacialidades, bem como as categorias que propiciam a sua análise, além da fragmentação da identidade do indivíduo - sua “coisificação” – e o fenômeno de massificação cultural que atinge a todos nós. Em conjunto com a disciplina de Biologia, a meta foi focar em conceitos-chaves como sustentabilidade, consumo consciente, o homem e a natureza como ‘mercadorias’, entre outros. Uma temática intrincada que merece ser trabalhada com profundidade, de maneira crítica e ao mesmo tempo, em contato próximo com a história de vida dos alunos. Sendo assim, considerou-se a aplicação pedagógica de variadas linguagens ao desenvolvermos estudos de um assunto tão profuso (filmes, jogos, músicas...). As atividades foram empreendidas em grupos e suas repercussões georreferenciadas com a ajuda do aplicativo Google Earth; fez-se, então, uma superposição dos dados dos grupos de cada sala, o que serviu como base para os debates finais. Constatou-se um grande interesse dos alunos, com uma boa participação durante as tarefas e nas mesas-redondas, originando altercações lúcidas sobre os rumos da globalização na contemporaneidade e suas consequências sócio-econômicas-culturais-ambientais; bem como uma análise sobre o consumo de uma sociedade capitalista e o individual numa perspectiva de mudança pessoal.