Com a intensificação das discussões sobre as problemáticas ambientais, com a criação da Política Nacional de Educação Ambiental e com o ingresso da temática meio ambiente nos Parâmetros Curriculares Nacionais verificou-se a necessidade de traçar um panorama da percepção dos discentes sobre a educação ambiental a partir da aplicação de questionário em escolas estaduais da zona rural do município de Salgado de São Félix - PB. A observação em sala de aula, o uso de questionários, atividades lúdicas e as legislações vigentes foram os meios utilizados para se obter os dados que possibilitaram a reflexão acerca da temática. A pesquisa foi desenvolvida em todas as Escolas Estaduais da zona rural do município de Salgado de São Félix – PB, sendo extraída uma população estratificada que representassem os discentes de todas as escolas investigadas com 95% de certeza. A partir dos desenhos realizados constatou-se que 53% dos alunos do ensino fundamental I e do 6º ano do ensino fundamental II têm uma concepção naturalista do meio ambiente. Já para os alunos que estavam cursando entre o 7º ano do ensino fundamental II e o 3º ano de ensino médio, 61% acreditam que o meio ambiente é composto pelos seres vivos e os recursos (ar, água, solo e alimentos) que a natureza oferece. Com esta pesquisa foi possível concluir que o modo como a Educação Ambiental é praticada nas escolas estudais não estão em consonância com as políticas, diretrizes e parâmetros curriculares nacionais.