A UNESCO, como agência das Nações Unidas, para a educação contemporânea responsável por liderar e coordenar a Agenda da Educação 2030, parte de um movimento global para erradicação da pobreza até 2030, através dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta de educação atual tem por premissa atingir esses objetivos. O propósito dos 17 ODS é garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na Terra para todos, agora e no futuro. O Marco de Ação da Educação 2030 oferece orientações para a implementação desse objetivo grandioso e seus compromissos. Assim, o presente artigo tem por objetivo analisar o formato de formação docente sinalizado nos trabalhos do evento CONEDU, no recorte temporal de 2014-2021 acerca dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), contemplando processos formativos e contextos de ensino aprendizagem relacionados ao tema. A metodologia terá por base natureza de pesquisas bibliográficas, documentais, através do viés qualitativo com abordagem no “estado da arte”. Destacando-se a carência do aprofundamento da temática na formação docente tanto na modalidade inicial, quanto na continuada e necessidade de inserção curricular em especial, nos cursos de licenciatura e pedagogia. É necessária uma mudança fundamental na maneira como pensamos o papel da educação no desenvolvimento global, pois, esta apresenta um efeito catalisador sobre o bem-estar das pessoas e para o futuro do nosso planeta.