O descarte do lixo domiciliar é um problema que caminha no sentido oposto ao da preservação ambiental. A Educação Ambiental com viés crítico surge como alternativa para a formação de um cidadão transformador. O presente trabalho propõe o roteiro de uma sequência didática para os alunos do Ensino Médio, que estimule a percepção, pesquisa e o protagonismo do aluno para atentarem para uma situação-problema do entorno escolar. Esse contexto está relacionado com o conteúdo programático abordado nos anos de escolaridade do Ensino Médio e tem relação com as competências da BNCC. A sequência didática proposta é dividida em 6 etapas, sendo elas: introdução ao problema base a partir da visualização de imagens do entorno escolar e através de questões-chave que levem à reflexão sobre as consequências do lixo para o meio ambiente e para a saúde; ponderação dos conhecimentos prévios sobre a coleta de lixo no bairro onde a escola está localizada e onde o aluno reside; pesquisa dos assuntos abordados nas etapas 1 e 2; reflexão, discussão e apresentação dos resultados das pesquisas; preparação de material informativo; e divulgação do material informativo. Ao final da aplicação desta sequência didática, é esperado que os alunos tenham capacidade de diagnosticar um problema ambiental, refletir sobre causas e consequências e propor soluções, tornando-se, assim, cidadãos mais participativos, críticos, com maior potencial de agir solidariamente em sua comunidade.