A presente pesquisa sobreleva a aplicação de Histórias em Quadrinhos no ensino de Geografia, e Biologia, dando significância ao estudo de desastres nucleares à partir do acidente de Chernobyl – Ucrânia, na extinta URSS, em 26 de abril de 1986. Num primeiro momento, analisando-se sua ambiência geográfica e geopolítica para depois, focar-se nas circunstâncias antecedentes, no seu decorrer e posteriores à tragédia, em distintos panoramas. Especialmente, nos impactos subsequentes à radioatividade extrema, (tentativas de acobertamento do acidente e suas reais dimensões pelo governo estatal, mortalidade altíssima da população habitante da área, extinção de espécies nativas, mutações genéticas, doenças, migrações/esvaziamento populacional, contaminações de toda sorte, entre outros). Extinguindo/matando/transformando assustadoramente a vida de todos os seres vivos numa extensa região atingida por essa catástrofe, reputada como o maior acidente nuclear da história, chegando-se aos dias de hoje e em como encontra-se esse território. Essa experimentação didática-pedagógica verificou uma real e positiva colaboração das HQs no ensino-aprendizagem - interdisciplinar – nas disciplinas de Geografia e Biologia, em três (3) turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado do CEFET-MG, em Belo Horizonte – MG. Promovendo a análise e a reflexão de problemas ambientais contemporâneos, trazendo a ecologia para a vida de todos. Gerando um maior interesse por parte dos alunos que por meio da história em quadrinhos - Primavera em Chernóbil (Emmanuel Lepage) - com a edificação de suas aprendizagens por desobertas e interlocuções, expandindo intercorrelações para além das disciplinas.