Esse artigo apresenta um levantamento dos resumos expandidos publicados nos Anais do I Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática – I SILSEM, realizado no Brasil em 2021. Especificamente, foram consultados 09 resumos expandidos, a fim de identificar as contribuições do Lesson Study para a formação inicial do (a) professor (a) que ensinará matemática, pois as pesquisadoras, autoras deste artigo, em atuação como formadoras do curso de licenciatura em matemática, tem desenvolvido estudos e discussões em componentes curriculares, adotando o referencial teórico-metodológico do Lesson Study. As pesquisas, relatadas nos resumos expandidos, adotaram uma abordagem qualitativa e interpretativa e, delinearam-se como um processo formativo que considerou as principais etapas do Lesson Study: planejamento, ensino, observação e análise das aulas. Alguns estudos ocorreram durante o período da pandemia, isso dificultou e reconfigurou a vivência de todas as etapas. Os resultados indicaram que os licenciandos(as), quando experimentaram o trabalho colaborativo na elaboração de planos de aula, na seleção, criação e proposição de tarefas exploratórias, análise das orientações curriculares, estudo do conteúdo matemático, desenvolvimento, observação, avaliação de aulas e reflexão sobre todo o processo, produziram conhecimentos essenciais à sua prática profissional. Esses resultados, discutidos pelos pesquisadores em salas virtuais, durante o I SILSEM, reforçam a necessidade de ampliação das pesquisas e práticas que adotem os referenciais teórico-metodológicos do Lesson Study.