PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE REMOTA
"2022-07-12 14:45:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91579 "edicao_id" => 251 "trabalho_id" => 1763 "inscrito_id" => 12266 "titulo" => "PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE REMOTA" "resumo" => "Entende-se que a Educação Especial para ser efetivada não depende exclusivamente do acesso e permanência do alunado na escola, mas também da aprendizagem consolidada durante o percurso formativo do sujeito. Dessa forma, os sistemas escolares precisam dispor de dispositivos e estratégias pedagógicas diferenciadas para proporcionar ambientes em que o aluno público-alvo da Educação Especial consiga desenvolver e alcançar os conhecimentos escolares, e em especial, o aluno com deficiência intelectual, sujeito que possibilitou a prática da proposta que será relatada. Diante disso, o presente trabalho busca relatar sobre um curso de formação continuada a partir de um curso de extensão na área da Educação Especial oferecido na modalidade remota para a aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para adultos e jovens com deficiência intelectual pelo viés do Alfaletramento. O curso tem como público-alvo estudantes de pedagogia e licenciaturas; graduados em pedagogia ou licenciaturas e pós-graduados na área da Educação. A capacitação se encontra na sua quarta turma atrelando teoria e prática pelos pressupostos da pesquisa-ação com mais de 100 cursistas já formados, 39 cursistas em formação, 29 jovens e adultos com deficiência intelectual assistidos e uma equipe com 2 professoras coordenadoras e com 15 professoras articuladoras no momento. A formação contabiliza 180 horas de atividades, incluindo encontros teóricos síncronos, elaboração do PEI de acordo com as necessidades apresentadas pelo sujeito (aluno com deficiência intelectual) e aplicação de forma síncrona das atividades elaboradas contemplando os objetivos traçados no PEI. Os encontros realizados com os sujeitos da aplicação são mediados por recursos tecnológicos com o uso de plataformas de videoconferências, como o Google Meet. Dessa forma, os cursistas conseguem se especializar na temática absorvendo conteúdos teóricos e práticos para uma prática profissional mais completa em sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID12266_TB1763_02122022003748.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE MENEZES NUNES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Caroline Nunes" "autor_email" => "cmnunesoi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:45:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91579 "edicao_id" => 251 "trabalho_id" => 1763 "inscrito_id" => 12266 "titulo" => "PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE REMOTA" "resumo" => "Entende-se que a Educação Especial para ser efetivada não depende exclusivamente do acesso e permanência do alunado na escola, mas também da aprendizagem consolidada durante o percurso formativo do sujeito. Dessa forma, os sistemas escolares precisam dispor de dispositivos e estratégias pedagógicas diferenciadas para proporcionar ambientes em que o aluno público-alvo da Educação Especial consiga desenvolver e alcançar os conhecimentos escolares, e em especial, o aluno com deficiência intelectual, sujeito que possibilitou a prática da proposta que será relatada. Diante disso, o presente trabalho busca relatar sobre um curso de formação continuada a partir de um curso de extensão na área da Educação Especial oferecido na modalidade remota para a aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI) para adultos e jovens com deficiência intelectual pelo viés do Alfaletramento. O curso tem como público-alvo estudantes de pedagogia e licenciaturas; graduados em pedagogia ou licenciaturas e pós-graduados na área da Educação. A capacitação se encontra na sua quarta turma atrelando teoria e prática pelos pressupostos da pesquisa-ação com mais de 100 cursistas já formados, 39 cursistas em formação, 29 jovens e adultos com deficiência intelectual assistidos e uma equipe com 2 professoras coordenadoras e com 15 professoras articuladoras no momento. A formação contabiliza 180 horas de atividades, incluindo encontros teóricos síncronos, elaboração do PEI de acordo com as necessidades apresentadas pelo sujeito (aluno com deficiência intelectual) e aplicação de forma síncrona das atividades elaboradas contemplando os objetivos traçados no PEI. Os encontros realizados com os sujeitos da aplicação são mediados por recursos tecnológicos com o uso de plataformas de videoconferências, como o Google Meet. Dessa forma, os cursistas conseguem se especializar na temática absorvendo conteúdos teóricos e práticos para uma prática profissional mais completa em sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID12266_TB1763_02122022003748.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:42:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE MENEZES NUNES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Caroline Nunes" "autor_email" => "cmnunesoi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:45:31" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 251 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial" "nome" => "CONEDU - Educação Especial" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "logo" => null "capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "timbrado" => "62cdb33b28cff_12072022144531.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:12" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 251 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial" "nome" => "CONEDU - Educação Especial" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT10" "logo" => null "capa" => "63d7bf6f8177a_30012023100031.jpg" "timbrado" => "62cdb33b28cff_12072022144531.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-01 10:58:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 145 "edicao_id" => 251 "codigo" => "978-65-86901-86-3" "capa" => "63d7bf6f84064_30012023100031.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n AZIEL ALVES DE ARRUDA <br />\r\n CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n GISLENE DE ARAÚJO ALVES (IFRN)<br />\r\n ÍTALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOAB (UEA)<br />\r\n JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n LOIDE LEITE ARAGÃO PINTO <br />\r\n LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendonça)<br />\r\n MAGALI INÊS PESSINI (IFSC)<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n MIRTES RIBEIRO DE LIRA <br />\r\n MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n MONICA DIAS DE ARAÚJO (UEA)<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PATRÍCIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n PATRÍCIA MARA DOS SANTOS MACHADO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORAÍ)<br />\r\n RAÍSSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n ROBERTA DE SOUSA MÉLO (UNIVASF)<br />\r\n SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF) """ "ficha_catalografica" => "63ef78cecb35d_17022023095334.pdf" "arquivo" => "17022023095258-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-17 09:53:34" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 145 "edicao_id" => 251 "codigo" => "978-65-86901-86-3" "capa" => "63d7bf6f84064_30012023100031.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Especial" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EZER WELLINGTON GOMES LIMA """ "conselho_editorial" => """ AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n AZIEL ALVES DE ARRUDA <br />\r\n CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n EDÊLMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n GISLENE DE ARAÚJO ALVES (IFRN)<br />\r\n ÍTALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n JOAB (UEA)<br />\r\n JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n LOIDE LEITE ARAGÃO PINTO <br />\r\n LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendonça)<br />\r\n MAGALI INÊS PESSINI (IFSC)<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n MIRTES RIBEIRO DE LIRA <br />\r\n MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n MONICA DIAS DE ARAÚJO (UEA)<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n PATRÍCIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n PATRÍCIA MARA DOS SANTOS MACHADO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORAÍ)<br />\r\n RAÍSSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n ROBERTA DE SOUSA MÉLO (UNIVASF)<br />\r\n SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF) """ "ficha_catalografica" => "63ef78cecb35d_17022023095334.pdf" "arquivo" => "17022023095258-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:45:31" "updated_at" => "2023-02-17 09:53:34" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }