Artigo CONEDU - Educação Especial

E-books

ISBN: 978-65-86901-86-3

O QUE OS OLHOS NÃO VEEM AS ATITUDES DENUNCIAM: UMA CONTRIBUIÇÃO NA LUTA ANTICAPACITISTA

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n
                  ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n
                  AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n
                  AZIEL ALVES DE ARRUDA &nbsp;<br />\r\n
                  CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n
                  ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n
                  ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n
                  GISLENE DE ARA&Uacute;JO ALVES (IFRN)<br />\r\n
                  &Iacute;TALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  JOAB (UEA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n
                  LOIDE LEITE ARAG&Atilde;O PINTO &nbsp;<br />\r\n
                  LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n
                  LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendon&ccedil;a)<br />\r\n
                  MAGALI IN&Ecirc;S PESSINI (IFSC)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n
                  MIRTES RIBEIRO DE LIRA &nbsp;<br />\r\n
                  MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n
                  MONICA DIAS DE ARA&Uacute;JO (UEA)<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA MARA DOS SANTOS MACHADO &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORA&Iacute;)<br />\r\n
                  RA&Iacute;SSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n
                  ROBERTA DE SOUSA M&Eacute;LO (UNIVASF)<br />\r\n
                  SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n
                  SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n
                  VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n
                  VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n
                  WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF)
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n
                  AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n
                  AZIEL ALVES DE ARRUDA &nbsp;<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

É certo que, historicamente, a invisibilidade das pessoas com deficiência tem produzido efeitos nefastos no decorrer de suas trajetórias, resultando em contextos os quais, para além da negação dos direitos humanos mais básicos, se convertem em experiências de exclusão e discriminação. Ora por meio de discursos e práticas nitidamente perceptíveis, ora através de atitudes sutís e veladas, tais contextos são recorrentes, tanto no ambiente familiar, onde, em muitos casos, a voz e as escolhas das pessoas com deficiência são desconsideradas, como nos espaços de saúde, educação, trabalho, dentre outros, nos quais a presença destas pessoas sequer é esperada. No Brasil, o debate acerca do capacitismo, o qual infantiliza e inferioriza pessoas em razão da deficiência, impossibilitando-as de desempenhar uma participação social proativa, vem ganhando força nos mais variados espaços de discussão, contemplando desde a produção científica, até a disseminação de mobilizações nas mídias sociais (ANDRADE, 2015; MELLO, 2014 e FARIAS, 2019). De acordo com a concepção capacitista, a ausência de um membro ou de um sentido e, sobretudo, as dificuldades relacionadas ao intelecto, se caracterizam como impedimento grave no tocante à comunicação, ao estabelecimento de vínculos e à utilização dos meios de produção, se comparado aos corpos culturalmente definidos como normais (MARCHESAN; CARPENEDO, 2021). Partindo desta problemática, objetivamos fortalecer a luta anticapacitista através da identificação de discursos e atitudes discriminatórias, sutís ou veladas, denunciadas por ativistas da deficiência nas mídias sociais. Ancorada numa aborgem qualitativa, a coleta de dados desta pesquisa se realizou em perfis do instagram de ativistas que atuam na área da deficiência. Os resultados revelam que a sociedade cotidianamente reproduz discursos e atitudes capacitistas, como apontam os criadores de conteúdo. Assim, o combate ao Capacitismo implica em ressignificar nossas concepções acerca da deficiência.

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