RESUMO O presente artigo é um recorte da pesquisa “Comunidade Surda de Macambira: língua, inclusão social e educacional” voltado à compreensão do atendimento educacional ofertado à esta minoria, caso considerado raro nacionalmente por possuírem surdez geneticamente transmitida. O objetivo foi caracterizar a comunidade de deficientes auditivos de Macambira nos aspectos relativos à trajetória educacional, a fim de obter informações que permitam colaborar para o processo de inclusão escolar efetiva do sujeito surdo. Utilizou-se como suporte teórico: Casarin (2014), Costa (2010), Sá (2006) que tratam da educação voltada a inclusão educacional do surdo; os documentos legais Brasil (2002) e Brasil (2005) os quais deliberam o atendimento voltado a valorização da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no âmbito escolar; Albuquerque (2010), Lakatos (2008) na construção estrutural da pesquisa, dentre outros. A pesquisa se enquadra na abordagem qualitativa e exploratória, com coleta de dados na perspectiva da pesquisa-ação, visto que houve envolvimento da pesquisadora com a finalidade de promover mudanças no meio observado. Foi adotado como instrumento para a coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, aplicadas à 27 indivíduos, um gestor municipal, bem como dois docentes de Sala de Recurso Multifuncional do município. A pesquisa foi devidamente aprovada pelo Comitê de ética e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe O resultado das entrevistas apontou para um mínimo de proficiência na leitura e escrita do português por parte dos adultos surdos e evasão escolar já na primeira etapa do Ensino Fundamental causada, dentre outros aspectos, pelo bullying sofrido no ambiente escolar. Como resultado prático da pesquisa-ação foi possível inicialmente ofertar o curso básico de Libras a 30 professores da rede Municipal do município com o objetivo de incentivar um atendimento educacional de melhor qualidade, maior respeito e valorização à LIBRAS a fonte de comunicação eficaz no desenvolvimento cognitivo do sujeito surdo.