O Transtorno do espectro autista (TEA) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizado, entre outras coisas, por dificuldades na interação social, por comportamentos repetitivos e estereotipados e interesses restritos. O presente estudo tem como objetivo compreender elementos do processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos autistas. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre o tema em questão, em anais de eventos de educação, considerando as duas edições que ocorreram nos anos de 2020 e 2021. O referencial teórico adotado neste trabalho foi a teoria histórico cultural de Lev Vygotsky. Fizemos uma busca avançada utilizando as palavras autismo, autista e TEA, nesta ordem. Os principais resultados da pesquisa indicam que precisamos desenvolver mais pesquisas que versam sobre este tema, considerando a neurodiversidade apresentada no TEA e discutir a temática em encontros educacionais. Além disso, devemos considerar as características e individualidades dos alunos autistas para que as relações sociais e o próprio ambiente escolar possibilitem um melhor entendimento sobre a situação em que se contextualiza o ensino e a aprendizagem da Matemática por estudantes autistas e que faça valer o direito de todos à educação escolar, com garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças.