PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91700 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 338 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?" "resumo" => "Pessoas com deficiência intelectual estão presentes em ambientes escolares, por todo o mundo, logo, o professor precisa adotar práticas pedagógicas inclusivas para que as crianças com esse tipo de deficiência possam ser realmente incluídas na escola, aprendendo e se alfabetizando tal qual ocorre com as demais crianças sem deficiência. A escolha dessa temática de pesquisa deu-se a partir da experiência da pesquisadora como auxiliar de inclusão de uma criança com paralisia cerebral e começar a estudar a deficiência. Desta maneira, o presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas utilizadas por professores da sala de aula comum para favorecer o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi fundamentada em diversos autores, como: Ribeiro, Bezerra e Holanda (2015), Mendes (2020), Costa (2021), Lustosa e Melo (2018), Ferreiro e Teberosky (1999), Figueiredo (2012), dentre outros. A pesquisa se caracteriza como qualitativa exploratória, com obtenção de dados realizada por meio de questionário, entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram que as professoras têm práticas adequadas, visto que incluem a criança como um todo na turma, levando em consideração que o processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual tem suas particularidades e se difere pelo acréscimo de tempo e o ritmo que esta criança precisa para desenvolver seus conhecimentos e aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Alfabetização e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD4_ID338_TB223_02112022135044.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALINNA MENEZES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TALINNA" "autor_email" => "menezestalinna@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91700 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 338 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?" "resumo" => "Pessoas com deficiência intelectual estão presentes em ambientes escolares, por todo o mundo, logo, o professor precisa adotar práticas pedagógicas inclusivas para que as crianças com esse tipo de deficiência possam ser realmente incluídas na escola, aprendendo e se alfabetizando tal qual ocorre com as demais crianças sem deficiência. A escolha dessa temática de pesquisa deu-se a partir da experiência da pesquisadora como auxiliar de inclusão de uma criança com paralisia cerebral e começar a estudar a deficiência. Desta maneira, o presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas utilizadas por professores da sala de aula comum para favorecer o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi fundamentada em diversos autores, como: Ribeiro, Bezerra e Holanda (2015), Mendes (2020), Costa (2021), Lustosa e Melo (2018), Ferreiro e Teberosky (1999), Figueiredo (2012), dentre outros. A pesquisa se caracteriza como qualitativa exploratória, com obtenção de dados realizada por meio de questionário, entrevistas e análise documental. Os resultados indicaram que as professoras têm práticas adequadas, visto que incluem a criança como um todo na turma, levando em consideração que o processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual tem suas particularidades e se difere pelo acréscimo de tempo e o ritmo que esta criança precisa para desenvolver seus conhecimentos e aprender." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Alfabetização e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD4_ID338_TB223_02112022135044.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALINNA MENEZES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TALINNA" "autor_email" => "menezestalinna@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }