O presente trabalho objetiva relatar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais –Libras, na Alfabetização. Buscamos fazer uma reflexão acerca da possibilidade de aprender a Língua Portuguesa e a Libras, simultaneamente. Para embasar teoricamente essa pesquisa, utilizamos os estudos dos seguintes autores: Vygotsky (2007); Soares (2017); Collelo (2021); Papalia (2010); entre outros. Compreendemos que para que haja a inclusão de crianças surdas dentro da escola regular e interação entre ouvintes e surdos tanto nas instituições de ensino, quanto na sociedade como um todo, é necessário que se promova um ambiente onde a língua possa ser estudada e aprendida em suas as múltiplas dimensões, incluindo a língua de sinais (Libras). Desta forma, o processo de alfabetização precisa ir além do contexto escolar e permitir a transformação social e ressignificação dos sentidos pessoais e coletivos. Nesse ínterim percebe-se que se faz necessário uma parceria entre educador e o intérprete da Língua Brasileira de Sinais, para que juntos possam trabalhar alinhados visando à aprendizagem das crianças. Consideramos que assim, que com a inserção da Língua Brasileira de Sinais no currículo desde os anos iniciais do Ensino Fundamental podemos estar contribuindo não apenas para a inclusão escolar, como também para a construção de uma sociedade justa e inclusiva e com oportunidade para todas as pessoas.