A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA NEGRA EM “ESSA NEGRA FULÔ”, DE JORGE DE LIMA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91703 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 1219 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA NEGRA EM “ESSA NEGRA FULÔ”, DE JORGE DE LIMA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Tradicionalmente, na sociedade, as mulheres foram (e ainda são) consideradas por muitos como inferiores e, por esta razão, foram (e em muitos casos, continuam sendo) silenciadas e vítimas de preconceito. Em relação à mulher negra, a questão é mais grave. Como aponta Bonnici (2012), ela sofreu/sofre dupla colonização: pelo patriarcado, por ser mulher, e pelos (neo)colonizadores, por ser negra, de sorte que a sua representatividade, inclusive na literatura (brasileira) só se configurou tardiamente, e partindo de parâmetros indesejáveis. Na maioria dos casos, ela foi inserida no texto literário como uma personagem secundária, submissa, cumprindo papéis estereotipados: serviçal, empregada doméstica, entre outros. Além disso, destaca-se a questão da erotização da mulher negra nesse universo literário, principalmente nos séculos XIX e XX. Assim, com base em Bonnici (2007;2012), Reis (1992), Zolin (2010), Dalcastagnè (2008), entre outros, este trabalho visa analisar a representação da mulher negra, tendo como objeto de estudo o poema “Essa negra Fulô” (1947), de Jorge de Lima, uma vez que esta obra apresenta a figura em apreço como escrava, serviçal e erotizada. Nesse cenário, seguindo Cosson (2018), e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), proporemos uma sequência didática para o terceiro ano do ensino médio, que trará uma reflexão acerca da representaçãp da personagem negra e sua erotização na literatura, partindo do poema citado, estabelecendo um paralelo com a erotização de tal figura em propagandas atuais, visando promover um elo entre a literatura e a realidade da vida prática dos alunos, a fim de torná-los leitores críticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Africanidades e Afrobrasilidades, Linguagens e Letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1219_TB231_02112022170222.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FABRÍCIO DE LACERDA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "fabriciofla30@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - CAJAZEIRAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91703 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 1219 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA NEGRA EM “ESSA NEGRA FULÔ”, DE JORGE DE LIMA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Tradicionalmente, na sociedade, as mulheres foram (e ainda são) consideradas por muitos como inferiores e, por esta razão, foram (e em muitos casos, continuam sendo) silenciadas e vítimas de preconceito. Em relação à mulher negra, a questão é mais grave. Como aponta Bonnici (2012), ela sofreu/sofre dupla colonização: pelo patriarcado, por ser mulher, e pelos (neo)colonizadores, por ser negra, de sorte que a sua representatividade, inclusive na literatura (brasileira) só se configurou tardiamente, e partindo de parâmetros indesejáveis. Na maioria dos casos, ela foi inserida no texto literário como uma personagem secundária, submissa, cumprindo papéis estereotipados: serviçal, empregada doméstica, entre outros. Além disso, destaca-se a questão da erotização da mulher negra nesse universo literário, principalmente nos séculos XIX e XX. Assim, com base em Bonnici (2007;2012), Reis (1992), Zolin (2010), Dalcastagnè (2008), entre outros, este trabalho visa analisar a representação da mulher negra, tendo como objeto de estudo o poema “Essa negra Fulô” (1947), de Jorge de Lima, uma vez que esta obra apresenta a figura em apreço como escrava, serviçal e erotizada. Nesse cenário, seguindo Cosson (2018), e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), proporemos uma sequência didática para o terceiro ano do ensino médio, que trará uma reflexão acerca da representaçãp da personagem negra e sua erotização na literatura, partindo do poema citado, estabelecendo um paralelo com a erotização de tal figura em propagandas atuais, visando promover um elo entre a literatura e a realidade da vida prática dos alunos, a fim de torná-los leitores críticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Africanidades e Afrobrasilidades, Linguagens e Letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID1219_TB231_02112022170222.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FABRÍCIO DE LACERDA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "fabriciofla30@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - CAJAZEIRAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }