O presente trabalho objetiva refletir sobre as contribuições da contação de história com temática étnico-racial como recurso pedagógico para a promoção do Letramento Racial Crítico. Pautou-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a qualificação do Brasil como um dos países mais ricos culturalmente deve-se a sua diversidade étnico –racial (ROSA; MORAES; JUNIOR, 2022; MÜLLER; COELHO, 2013). Destarte, o Letramento racial Crítico implica na reflexão sobre raça e racismo, favorecendo a nossa percepção e compreensão de como ambos são tratados no nosso cotidiano e como impactam em nossas identidades sociais e subjetividades, seja no ambiente escolar, na família ou nas relações sociais (FERRREIRA, 2015). Além de propiciar o desenvolvimento do gosto pela leitura, ao ouvir e participar de distintas situações de contação de histórias é proporcionado a criança a possiblidade de ampliação de seu vocabulário e manutenção do mundo de ideias, incidindo no desenvolvimento do pensamento ,da linguagem ,da sensibilidade, corroborando desta forma para a formação de sua identidade (CAVALCANTE et al ,2021).Com fito na promoção do Letramento Racial Crítico, a contação de história sobre a temática étnico-racial contribui para promover a reflexão sobre a diversidade étnico-racial, oportuniza a valorização da criança negra por meio da representatividade positiva de personagens negros e incide na problematização de estigmas e preconceitos depreciativos construídos historicamente acerca dos afrodescendentes apresentados nas histórias, apontando assim para a possibilidade de constituição positiva da representatividade negra (DA SILVA; SALES, 2022). Conclui-se que, a contação de história com temática étnico-racial contribui significativamente para a promoção do Letramento racial Crítico, haja vista configura-se em uma proposta metodológica que potencializa as reflexões sobre raça e racismo para o enfrentamento e superação da inferiorização da população negra (PEREIRA; LACERDA, 2019).