LETRAMENTOS E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO DE PANDEMIA: ANTIGAS LEITURAS, NOVOS SUPORTES
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91672 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 632 "titulo" => "LETRAMENTOS E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO DE PANDEMIA: ANTIGAS LEITURAS, NOVOS SUPORTES" "resumo" => "Este trabalho insere-se no âmbito teórico-metodológico dos estudos dos Letramentos. Propõe como objeto de estudo a inserção de novos suportes para os letramentos no contexto da formação acadêmica, delimitando como objetivo investigar os letramentos que permearam a formação inicial, no curso de Letras/Português/UFPI, no contexto da pandemia. O estudo fundamenta-se, principalmente, nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento, destacando Street (1995, 2014), Kleiman (1995, 2005), Soares (2004) como referência básica para a proposta de letramento como construção social. Por se tratar de um estudo que envolve aspectos socioculturais, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza interpretativa, a qual contou com a participação de nove estudantes, matriculados no 8º período/2021, do curso de Letras/Português da Universidade Federal do Piauí. Cinco rodas de conversa foram empregadas como dispositivo metodológico adotado para o procedimento de coleta de dados, os quais apontam como resultados parciais a retomada de antigas leituras e a inserção de novos suportes e recursos tecnológicos para os eventos de letramento. Considera-se que a reflexão suscitada nesse estudo seja relevante tanto do ponto de vista sociocultural quanto acadêmico-científico, uma vez que envolve questões relacionadas não apenas à linguagem, à medida que se volta para a apropriação da leitura e escrita como prática social, mas, sobretudo, por trazer para o cerne das discussões questões de formação acadêmica e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Práxis Pedagógica, Formação de Professores e Mulltiletramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID632_TB111_26092022180946.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS" "autor_nome_curto" => "LEILA" "autor_email" => "leila@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91672 "edicao_id" => 299 "trabalho_id" => 111 "inscrito_id" => 632 "titulo" => "LETRAMENTOS E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO DE PANDEMIA: ANTIGAS LEITURAS, NOVOS SUPORTES" "resumo" => "Este trabalho insere-se no âmbito teórico-metodológico dos estudos dos Letramentos. Propõe como objeto de estudo a inserção de novos suportes para os letramentos no contexto da formação acadêmica, delimitando como objetivo investigar os letramentos que permearam a formação inicial, no curso de Letras/Português/UFPI, no contexto da pandemia. O estudo fundamenta-se, principalmente, nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento, destacando Street (1995, 2014), Kleiman (1995, 2005), Soares (2004) como referência básica para a proposta de letramento como construção social. Por se tratar de um estudo que envolve aspectos socioculturais, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza interpretativa, a qual contou com a participação de nove estudantes, matriculados no 8º período/2021, do curso de Letras/Português da Universidade Federal do Piauí. Cinco rodas de conversa foram empregadas como dispositivo metodológico adotado para o procedimento de coleta de dados, os quais apontam como resultados parciais a retomada de antigas leituras e a inserção de novos suportes e recursos tecnológicos para os eventos de letramento. Considera-se que a reflexão suscitada nesse estudo seja relevante tanto do ponto de vista sociocultural quanto acadêmico-científico, uma vez que envolve questões relacionadas não apenas à linguagem, à medida que se volta para a apropriação da leitura e escrita como prática social, mas, sobretudo, por trazer para o cerne das discussões questões de formação acadêmica e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Práxis Pedagógica, Formação de Professores e Mulltiletramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID632_TB111_26092022180946.pdf" "created_at" => "2022-12-14 14:31:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS" "autor_nome_curto" => "LEILA" "autor_email" => "leila@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale" "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png" "data_publicacao" => "2023-01-19" "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }