MEMÓRIAS ANCESTRAIS: AS FIGURAÇÕES DO MUNTU EM CHANGÓ, EL GRAN PUTAS, DE MANUEL ZAPATA OLIVELLA
"2023-02-02 11:15:50" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91903 "edicao_id" => 310 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 37 "titulo" => "MEMÓRIAS ANCESTRAIS: AS FIGURAÇÕES DO MUNTU EM CHANGÓ, EL GRAN PUTAS, DE MANUEL ZAPATA OLIVELLA" "resumo" => "Manuel Zapata Olivella, é considerado o primeiro autor colombiano rememorar a identidade do negro a partir de sua origem. Sua obra, Changó, el Gran Putas, publicada em 1983 e republicada em 2010, é considerada pela crítica como a saga da negritude nas terras colombianas, apresentando como tema central a diáspora africana nas Américas e a formação cultural afro-latino-americana. O presente artigo busca refletir sobre a polifonia ancestral, vozes dos filhos de Xangó, a partir das memorias ancestrais presentes no romance, com ênfase nas figurações das memórias ancestrais do Muntu. Essa análise reflexiva contará com a apreciação dos ancestrais Ngafúa, Nagó, Kanuri Mai, Olugbala e Sosa Illamba. Nossa fundamentação terá como base: Captain-Hildago (1985) – Conversas com Manuel Zapata Olivella; Cunha Júnior (2010) – Definição de NTU; Irwin e Szurmuk (2009) – Dicionário de estudos culturais latino-americanos; Jahn (1963) – Conceitos de Muntu e as comunidades neoafricanista; Mbiti (1969) – Religiões e Filosofias Africanas; Montenegro De la Hoz (2012) – Rastros de africanidades e libertação como propostas ideológicas em Changó, el Gran Putas; Montenegro De la Hoz (2014) – Formas de Resistência e Identidade escravizada nos estudos pós-coloniais; Songolo (1981) – Considerações de Tempels e Kagame a Janheinz Jahn; Zapata Olivella (1987) – Memória da Palavra; Zapata Olivella (2010) – Changó, el Gran Putas; Zapata Olivella (2002) – El árbol brujo de la libertad; dentre outros. Portanto, as figurações do Muntu a partir das memórias ancestrais dos filhos de Xangó supõe o (re)nacimento do novo homem americano construído pelos Orixás e Ancestrais do Muntu Africano e Americano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "SIMPÓSIO 10: ESTUDOS DE OBRAS AFRICANAS E DA AFRODIÁSPORA À LUZ DE TEORIAS CRÍTICAS DO TEXTO NEGRO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV183_MD1_ID37_TB84_15112022115517.pdf" "created_at" => "2023-02-03 10:23:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIMAR SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSIMAR" "autor_email" => "soaresjosimar2009@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas" "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50" "publicacao_id" => 102 "publicacao_nome" => "Revista GELCCO" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91903 "edicao_id" => 310 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 37 "titulo" => "MEMÓRIAS ANCESTRAIS: AS FIGURAÇÕES DO MUNTU EM CHANGÓ, EL GRAN PUTAS, DE MANUEL ZAPATA OLIVELLA" "resumo" => "Manuel Zapata Olivella, é considerado o primeiro autor colombiano rememorar a identidade do negro a partir de sua origem. Sua obra, Changó, el Gran Putas, publicada em 1983 e republicada em 2010, é considerada pela crítica como a saga da negritude nas terras colombianas, apresentando como tema central a diáspora africana nas Américas e a formação cultural afro-latino-americana. O presente artigo busca refletir sobre a polifonia ancestral, vozes dos filhos de Xangó, a partir das memorias ancestrais presentes no romance, com ênfase nas figurações das memórias ancestrais do Muntu. Essa análise reflexiva contará com a apreciação dos ancestrais Ngafúa, Nagó, Kanuri Mai, Olugbala e Sosa Illamba. Nossa fundamentação terá como base: Captain-Hildago (1985) – Conversas com Manuel Zapata Olivella; Cunha Júnior (2010) – Definição de NTU; Irwin e Szurmuk (2009) – Dicionário de estudos culturais latino-americanos; Jahn (1963) – Conceitos de Muntu e as comunidades neoafricanista; Mbiti (1969) – Religiões e Filosofias Africanas; Montenegro De la Hoz (2012) – Rastros de africanidades e libertação como propostas ideológicas em Changó, el Gran Putas; Montenegro De la Hoz (2014) – Formas de Resistência e Identidade escravizada nos estudos pós-coloniais; Songolo (1981) – Considerações de Tempels e Kagame a Janheinz Jahn; Zapata Olivella (1987) – Memória da Palavra; Zapata Olivella (2010) – Changó, el Gran Putas; Zapata Olivella (2002) – El árbol brujo de la libertad; dentre outros. Portanto, as figurações do Muntu a partir das memórias ancestrais dos filhos de Xangó supõe o (re)nacimento do novo homem americano construído pelos Orixás e Ancestrais do Muntu Africano e Americano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "SIMPÓSIO 10: ESTUDOS DE OBRAS AFRICANAS E DA AFRODIÁSPORA À LUZ DE TEORIAS CRÍTICAS DO TEXTO NEGRO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV183_MD1_ID37_TB84_15112022115517.pdf" "created_at" => "2023-02-03 10:23:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIMAR SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSIMAR" "autor_email" => "soaresjosimar2009@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas" "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50" "publicacao_id" => 102 "publicacao_nome" => "Revista GELCCO" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }