A IMPORTÂNCIA DAS CORES PARA A NARRATIVA DA SÉRIE MS. MARVEL (2022)
"2023-02-02 11:15:50" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91904 "edicao_id" => 310 "trabalho_id" => 85 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS CORES PARA A NARRATIVA DA SÉRIE MS. MARVEL (2022)" "resumo" => "Kamala Khan (Ms. Marvel) foi criada em 2013 por Sana Amanat, Stephen Wacker, G. Willow Wilson, Adrian Alphona e Jamie McKelvie. Desde sua gênese nos quadrinhos, a personagem é conhecida por representar a cultura mulçumana de maneira pioneira no mundo dos heróis, pela multiculturalidade em suas histórias e também por uma forte presença de cores. Ao ter uma série adaptada para o streaming em 2022, a personagem contou com um palco multissemiótico singular para a exploração dos aspectos visuais, com características de narrativas cinematográficas advindas do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Tendo isso em vista, o objetivo deste artigo é investigar a importância das cores para a narrativa cinematográfica presente na série de streaming “Ms. Marvel” (2022). Nosso corpus de análise é composto pela série citada, pelo especial “Avante: Nos Bastidores de Ms. Marvel” (2022) e pelos quadrinhos “Ms. Marvel Volume 1: Nada Normal” (2016) e “Ms. Marvel Volume 5: Superfamosa” (2018. Fundamentando nossa pesquisa estão Padilha (2009), Heller (2012) e Goethe (2013). Através da análise, foi possível concluir que a série exporta dos quadrinhos as cores mais vibrantes possíveis, ampliando a presença de tons rosa para reforçar o caráter juvenil da série, já que se trata de uma cor frequentemente representante da juventude, e violeta, que representa a magia, este último tendo como objetivo reforçar a mudança de poderes da personagem em relação aos quadrinhos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "SIMPÓSIO 06: LITERATURA, CINEMA E FOTOGRAFIA: AFINIDADES ELETIVAS, HÍBRIDAS E EM DERIVA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV183_MD1_ID223_TB85_19122022012400.pdf" "created_at" => "2023-02-03 10:23:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS RIBEIRO DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "LUCAS RIBEIRO" "autor_email" => "lucas.letras.ufcg@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas" "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50" "publicacao_id" => 102 "publicacao_nome" => "Revista GELCCO" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91904 "edicao_id" => 310 "trabalho_id" => 85 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS CORES PARA A NARRATIVA DA SÉRIE MS. MARVEL (2022)" "resumo" => "Kamala Khan (Ms. Marvel) foi criada em 2013 por Sana Amanat, Stephen Wacker, G. Willow Wilson, Adrian Alphona e Jamie McKelvie. Desde sua gênese nos quadrinhos, a personagem é conhecida por representar a cultura mulçumana de maneira pioneira no mundo dos heróis, pela multiculturalidade em suas histórias e também por uma forte presença de cores. Ao ter uma série adaptada para o streaming em 2022, a personagem contou com um palco multissemiótico singular para a exploração dos aspectos visuais, com características de narrativas cinematográficas advindas do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Tendo isso em vista, o objetivo deste artigo é investigar a importância das cores para a narrativa cinematográfica presente na série de streaming “Ms. Marvel” (2022). Nosso corpus de análise é composto pela série citada, pelo especial “Avante: Nos Bastidores de Ms. Marvel” (2022) e pelos quadrinhos “Ms. Marvel Volume 1: Nada Normal” (2016) e “Ms. Marvel Volume 5: Superfamosa” (2018. Fundamentando nossa pesquisa estão Padilha (2009), Heller (2012) e Goethe (2013). Através da análise, foi possível concluir que a série exporta dos quadrinhos as cores mais vibrantes possíveis, ampliando a presença de tons rosa para reforçar o caráter juvenil da série, já que se trata de uma cor frequentemente representante da juventude, e violeta, que representa a magia, este último tendo como objetivo reforçar a mudança de poderes da personagem em relação aos quadrinhos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "SIMPÓSIO 06: LITERATURA, CINEMA E FOTOGRAFIA: AFINIDADES ELETIVAS, HÍBRIDAS E EM DERIVA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV183_MD1_ID223_TB85_19122022012400.pdf" "created_at" => "2023-02-03 10:23:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS RIBEIRO DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "LUCAS RIBEIRO" "autor_email" => "lucas.letras.ufcg@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-seminario-nacional-do-grupo-de-estudos-de-literatura-e-critica-contemporaneas" "edicao_nome" => "Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_evento" => "I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/gelcco/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63f7942472277_23022023132820.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-02 11:15:50" "publicacao_id" => 102 "publicacao_nome" => "Revista GELCCO" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-96-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }