LINHA DO TEMPO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS BRASILEIROS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92296 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 13 "titulo" => "LINHA DO TEMPO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS BRASILEIROS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O presente trabalho busca organizar os documentos oficiais da educação brasileira e apresentar uma Linha do Tempo, com foco específico atividade/disciplina de Educação Física. Foram levantados, em bases de dados governamentais oficiais, documentos e publicações importantes na construção do componente curricular Educação Física como elemento constituinte da educação no Brasil. A ideia de analisar documentos brasileiros carrega o desafio do estabelecimento de uma linha que separe o que é brasileiro e o que é português. A linha traçada neste estudo teve início no ano de 1822, em razão da proclamação da independência, compreendendo que oficialmente o Brasil passou a ser desvinculado de Portugal neste momento. Neste processo, personalidades como Ruy Barbosa, leis como a Reforma Coutto Ferraz e instituições como a Escola de Educação Física do Exército, são frequentemente lembrados. No entanto a busca pela Educação Física nos documentos oficiais da educação brasileira leva além: o foco em documentos oficiais como a Constituição Federal, leis, decretos, decretos-lei, resoluções, pareceres, atas de discursos públicos e mesmo projetos de lei (não necessariamente revertidos em leis), possibilita a compreensão do espírito do tempo, na medida em que nada se torna oficial sem que antes tenha sido uma ideia. Se algo chega ao texto oficial é sinal que esteve presente na sociedade há mais tempo, como prática ou como ideia e que foi alcançado algum nível de maturidade - organicamente atingida ou politicamente forjada - que justificou sua oficialização. Com isso em mente, ao se construir a Linha do Tempo dos documentos relacionados à Educação e especificamente à Educação Física no Brasil, foi possível reconhecer o avanço das políticas públicas concernentes à área ao longo do tempo, mesmo que análises de apenas um documento ou de um pequeno grupo publicado em um curto período faça parecer que houve retrocesso. A análise do contexto e da linha do tempo permite notar a presença pouco estruturada da temática no início do período imperial, sua gradativa organização e oficialização ao longo dos anos, décadas e séculos e a qualificação de sua presença acompanhando a produção de conhecimento da área. Em termos práticos, significa notar que a Educação Física esteve presente desde 1823, nos discursos de deputados que buscavam criar o “Tratado de Educação Física, Moral e Intelectual” até quase 200 anos depois, com PCN e a BNCC, que apesar de sofrerem as mais variadas sortes de críticas, colocam a Educação e a Educação Física em um patamar palpável de institucionalidade." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - Educação Física Escolar" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID13_TB66_24042023212307.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO DE ALMEIDA ANDRADE LICO" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "flavio.lico@unesp.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92296 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 13 "titulo" => "LINHA DO TEMPO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS BRASILEIROS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O presente trabalho busca organizar os documentos oficiais da educação brasileira e apresentar uma Linha do Tempo, com foco específico atividade/disciplina de Educação Física. Foram levantados, em bases de dados governamentais oficiais, documentos e publicações importantes na construção do componente curricular Educação Física como elemento constituinte da educação no Brasil. A ideia de analisar documentos brasileiros carrega o desafio do estabelecimento de uma linha que separe o que é brasileiro e o que é português. A linha traçada neste estudo teve início no ano de 1822, em razão da proclamação da independência, compreendendo que oficialmente o Brasil passou a ser desvinculado de Portugal neste momento. Neste processo, personalidades como Ruy Barbosa, leis como a Reforma Coutto Ferraz e instituições como a Escola de Educação Física do Exército, são frequentemente lembrados. No entanto a busca pela Educação Física nos documentos oficiais da educação brasileira leva além: o foco em documentos oficiais como a Constituição Federal, leis, decretos, decretos-lei, resoluções, pareceres, atas de discursos públicos e mesmo projetos de lei (não necessariamente revertidos em leis), possibilita a compreensão do espírito do tempo, na medida em que nada se torna oficial sem que antes tenha sido uma ideia. Se algo chega ao texto oficial é sinal que esteve presente na sociedade há mais tempo, como prática ou como ideia e que foi alcançado algum nível de maturidade - organicamente atingida ou politicamente forjada - que justificou sua oficialização. Com isso em mente, ao se construir a Linha do Tempo dos documentos relacionados à Educação e especificamente à Educação Física no Brasil, foi possível reconhecer o avanço das políticas públicas concernentes à área ao longo do tempo, mesmo que análises de apenas um documento ou de um pequeno grupo publicado em um curto período faça parecer que houve retrocesso. A análise do contexto e da linha do tempo permite notar a presença pouco estruturada da temática no início do período imperial, sua gradativa organização e oficialização ao longo dos anos, décadas e séculos e a qualificação de sua presença acompanhando a produção de conhecimento da área. Em termos práticos, significa notar que a Educação Física esteve presente desde 1823, nos discursos de deputados que buscavam criar o “Tratado de Educação Física, Moral e Intelectual” até quase 200 anos depois, com PCN e a BNCC, que apesar de sofrerem as mais variadas sortes de críticas, colocam a Educação e a Educação Física em um patamar palpável de institucionalidade." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - Educação Física Escolar" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID13_TB66_24042023212307.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO DE ALMEIDA ANDRADE LICO" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "flavio.lico@unesp.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }