DAS RUAS PARA UNIVERSIDADE: SKATEBOARDING NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92320 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 238 "titulo" => "DAS RUAS PARA UNIVERSIDADE: SKATEBOARDING NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Professores(as) (profs/as) de Educação Física Escolar (EFE) e de outros contextos por vezes se limitam a abordar Esportes Coletivos, em especial, o Voleibol, Basquetebol, Futebol e Handebol, ainda que a “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC), contemple diferentes categorias de práticas corporais (pc), por exemplo, as de “Aventura”, que contempla o “Skateboarding”, também conhecido como Skate (SKT) no Brasil (BR). Em relação a esta pc, a dificuldade em oferecê-la em diferentes contextos de ensino pode estar atrelada a falta de locais, implementos (skates, equipamentos de proteção e obstáculos) específicos para sua prática e, principalmente pela falta de vivência, experiência e conhecimento prévio de profs/as em relação a ela. Dito isso, visando ampliar as possibilidades de formação em Educação Física (EF) e a relevância do SKT para tal, no 2º semestre de 2022, a “Faculdade de Educação Física” da “Universidade Estadual de Campinas” (FEF-UNICAMP) criou aquela que talvez seja a primeira disciplina específica de SKT do BR, a “EF959: Tópicos Especiais (Skateboarding)” (EF959). Este resumo traz um breve relato de como se deu o desenvolvimento desta disciplina, de modo que profs/as de diferentes níveis de ensino e instituições possam refletir acerca da possibilidade da inclusão do SKT em seu contexto de atuação. Idealizada por um estudante de pós-graduação com experiência e formação relacionada ao SKT e elaborada e executada em conjunto com dois docentes da FEF-UNICAMP, a EF959 foi balizada por três referenciais: 1- Técnico-Tático; 2- Histórico-Cultural; 3- Socioeducativo. Logo, a abordagem do SKT não se limitou ao ensino de seus fundamentos e manobras, tendo abordado sua história e desenvolvimento, itens que compõe um skate, obstáculos, valores, modos de comportamento etc. A EF959 também não se limitou a apresentar suas vertentes Olímpicas, mas também o “Paraskate”, “Longboard Downhill Slide”, “Speed”, entre outras. Além de diferentes facilitadores (jogos e brincadeiras, circuito de atividades etc.) ao longo do processo de ensino, vivência e aprendizagem desta pc. O resultado da avaliação final da disciplina, o feedback positivo de quem a cursou e o interesse de outros discentes em cursá-la, indicam que ela foi bem-sucedida. Por fim, consideramos relevante que outras instituições de ensino superior ofereçam disciplinas de SKT pautadas nestes referenciais que balizam a Pedagogia do Esporte, de modo a considerar não apenas seus aspectos técnico-táticos e vertentes Olímpicas, mas sua pluralidade, história, desenvolvimento, cultura, valores e modos de comportamentos atrelados, transmitidos e/ou influenciados por esta pc, ampliando as possibilidades de aprendizado do corpo discente, potencializando a formação “para” e “pelo” SKT, ou seja, uma formação ampla e crítica de profissionais de Educação Física e, consequentemente, do público com o qual por ventura venham a trabalhar e, a certa medida, contribuindo ainda para a democratização e difusão do SKT no BR." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - Formação Profissional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID238_TB92_03052023140553.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS VINICIUS CARVALHO BRASIL" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS BRASIL" "autor_email" => "d138267@dac.unicamp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92320 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 238 "titulo" => "DAS RUAS PARA UNIVERSIDADE: SKATEBOARDING NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Professores(as) (profs/as) de Educação Física Escolar (EFE) e de outros contextos por vezes se limitam a abordar Esportes Coletivos, em especial, o Voleibol, Basquetebol, Futebol e Handebol, ainda que a “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC), contemple diferentes categorias de práticas corporais (pc), por exemplo, as de “Aventura”, que contempla o “Skateboarding”, também conhecido como Skate (SKT) no Brasil (BR). Em relação a esta pc, a dificuldade em oferecê-la em diferentes contextos de ensino pode estar atrelada a falta de locais, implementos (skates, equipamentos de proteção e obstáculos) específicos para sua prática e, principalmente pela falta de vivência, experiência e conhecimento prévio de profs/as em relação a ela. Dito isso, visando ampliar as possibilidades de formação em Educação Física (EF) e a relevância do SKT para tal, no 2º semestre de 2022, a “Faculdade de Educação Física” da “Universidade Estadual de Campinas” (FEF-UNICAMP) criou aquela que talvez seja a primeira disciplina específica de SKT do BR, a “EF959: Tópicos Especiais (Skateboarding)” (EF959). Este resumo traz um breve relato de como se deu o desenvolvimento desta disciplina, de modo que profs/as de diferentes níveis de ensino e instituições possam refletir acerca da possibilidade da inclusão do SKT em seu contexto de atuação. Idealizada por um estudante de pós-graduação com experiência e formação relacionada ao SKT e elaborada e executada em conjunto com dois docentes da FEF-UNICAMP, a EF959 foi balizada por três referenciais: 1- Técnico-Tático; 2- Histórico-Cultural; 3- Socioeducativo. Logo, a abordagem do SKT não se limitou ao ensino de seus fundamentos e manobras, tendo abordado sua história e desenvolvimento, itens que compõe um skate, obstáculos, valores, modos de comportamento etc. A EF959 também não se limitou a apresentar suas vertentes Olímpicas, mas também o “Paraskate”, “Longboard Downhill Slide”, “Speed”, entre outras. Além de diferentes facilitadores (jogos e brincadeiras, circuito de atividades etc.) ao longo do processo de ensino, vivência e aprendizagem desta pc. O resultado da avaliação final da disciplina, o feedback positivo de quem a cursou e o interesse de outros discentes em cursá-la, indicam que ela foi bem-sucedida. Por fim, consideramos relevante que outras instituições de ensino superior ofereçam disciplinas de SKT pautadas nestes referenciais que balizam a Pedagogia do Esporte, de modo a considerar não apenas seus aspectos técnico-táticos e vertentes Olímpicas, mas sua pluralidade, história, desenvolvimento, cultura, valores e modos de comportamentos atrelados, transmitidos e/ou influenciados por esta pc, ampliando as possibilidades de aprendizado do corpo discente, potencializando a formação “para” e “pelo” SKT, ou seja, uma formação ampla e crítica de profissionais de Educação Física e, consequentemente, do público com o qual por ventura venham a trabalhar e, a certa medida, contribuindo ainda para a democratização e difusão do SKT no BR." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 06 - Formação Profissional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID238_TB92_03052023140553.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS VINICIUS CARVALHO BRASIL" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS BRASIL" "autor_email" => "d138267@dac.unicamp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }