PROJETO “DISLÉ”, UMA EXPERIÊNCIA COM A COMUNIDADE
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92346 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "PROJETO “DISLÉ”, UMA EXPERIÊNCIA COM A COMUNIDADE" "resumo" => "O ‘Projeto Dislé’ se trata de um projeto de extensão universitária criado pelo Laboratório de Estudos do Movimento (LEM) da UNESP - Rio Claro, no ano de 2022. A primeira etapa do projeto se deu de setembro a dezembro de 2022, retornando em fevereiro de 2023 e mantendo suas atividades até os dias atuais. O Projeto Dislé oferece um programa de intervenção senso?rio-motora para crianças de 8 a 12 anos, com transtornos de aprendizagem. Para tal, duas formas de intervenção são oferecidas em conjunto: intervenção motora e intervenção computacional para treinamento do movimento dos olhos (https://ib.rc.unesp.br/#!/departamentos/educacao-fisica/laboratorios/lem/dislexia/treinamento-movimento-dos-olhos/). Para aqueles que não podem comparecer às aulas práticas, que são oferecidas no Ginásio de Ginástica da Unesp - Rio Claro, há a possibilidade de se realizar somente os jogos computacionais em casa. A intervenção com atividades motoras é constituída de exercícios de coordenação motora geral, atividades sensório-motoras e atividades perceptivo-motoras distribuídas ao longo de 2 sessões (60 minutos) por semana. Nos dias intercalados da semana que não ocorrerem a intervenção motora, as crianças realizam a intervenção computacional com jogos online, totalizando 3 dias por semana. A intervenção computacional consiste de 4 exercícios realizados em ambiente virtual, com duração de aproximadamente 15 minutos por dia. As atividades são organizadas em quatro grupos de exercícios: Memória Visual Rápida; Detecção de Movimento; Movimentos Sacádicos à Direita; e Movimentos Sacádicos com Mudança de Linha (Unity Technologies). Antes de se iniciarem as intervenções, as crianças realizam uma avaliação com testes neuropsicológicos e testes motores. Cinco testes neuropsicológicos utilizados são: consciência fonológica (CONFIAS); teste de velocidade de leitura (TDE); teste de nomeação automatizada rápida (NAR); teste de atenção seletiva (TAC); e raciocínio (RAVEN). Além disso, são realizados testes de coordenação manual (teste dos 9 pinos), agilidade (teste do quadrado) e controle postural, somado à bateria de teste KTK. Os participantes fazem, também, um teste de leitura utilizando um sistema móvel de rastreamento binocular dos movimentos dos olhos (Eye Tracking Glasses – ETG 2.0 - SMI). Após a intervenção semestral os testes são novamente aplicados, passam por análise e, assim, seus resultados são registrados em relatórios que são encaminhados para os responsáveis e profissionais que acompanham as crianças. Durante esse período em que o “Dislé” está em curso, observamos um imenso envolvimento das crianças, dos pais e da escola no interesse e no engajamento das atividades. Os resultados indicam forte envolvimento das crianças nas atividades ministradas e, ainda, impacto positivo no envolvimento e desempenho escolar das crianças. Dessa forma, intervenção sensório-motora pode ser uma oportunidade ímpar para minimizar dificuldades de aprendizagem em crianças." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 04 - Comportamento Motor, Modelagem e Métodos de Análise do Movimento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD4_ID80_TB119_10052023120300.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAOLA RODRIGUES DE JESUS" "autor_nome_curto" => "PAOLA" "autor_email" => "paola.rodrigues@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92346 "edicao_id" => 313 "trabalho_id" => 119 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "PROJETO “DISLÉ”, UMA EXPERIÊNCIA COM A COMUNIDADE" "resumo" => "O ‘Projeto Dislé’ se trata de um projeto de extensão universitária criado pelo Laboratório de Estudos do Movimento (LEM) da UNESP - Rio Claro, no ano de 2022. A primeira etapa do projeto se deu de setembro a dezembro de 2022, retornando em fevereiro de 2023 e mantendo suas atividades até os dias atuais. O Projeto Dislé oferece um programa de intervenção senso?rio-motora para crianças de 8 a 12 anos, com transtornos de aprendizagem. Para tal, duas formas de intervenção são oferecidas em conjunto: intervenção motora e intervenção computacional para treinamento do movimento dos olhos (https://ib.rc.unesp.br/#!/departamentos/educacao-fisica/laboratorios/lem/dislexia/treinamento-movimento-dos-olhos/). Para aqueles que não podem comparecer às aulas práticas, que são oferecidas no Ginásio de Ginástica da Unesp - Rio Claro, há a possibilidade de se realizar somente os jogos computacionais em casa. A intervenção com atividades motoras é constituída de exercícios de coordenação motora geral, atividades sensório-motoras e atividades perceptivo-motoras distribuídas ao longo de 2 sessões (60 minutos) por semana. Nos dias intercalados da semana que não ocorrerem a intervenção motora, as crianças realizam a intervenção computacional com jogos online, totalizando 3 dias por semana. A intervenção computacional consiste de 4 exercícios realizados em ambiente virtual, com duração de aproximadamente 15 minutos por dia. As atividades são organizadas em quatro grupos de exercícios: Memória Visual Rápida; Detecção de Movimento; Movimentos Sacádicos à Direita; e Movimentos Sacádicos com Mudança de Linha (Unity Technologies). Antes de se iniciarem as intervenções, as crianças realizam uma avaliação com testes neuropsicológicos e testes motores. Cinco testes neuropsicológicos utilizados são: consciência fonológica (CONFIAS); teste de velocidade de leitura (TDE); teste de nomeação automatizada rápida (NAR); teste de atenção seletiva (TAC); e raciocínio (RAVEN). Além disso, são realizados testes de coordenação manual (teste dos 9 pinos), agilidade (teste do quadrado) e controle postural, somado à bateria de teste KTK. Os participantes fazem, também, um teste de leitura utilizando um sistema móvel de rastreamento binocular dos movimentos dos olhos (Eye Tracking Glasses – ETG 2.0 - SMI). Após a intervenção semestral os testes são novamente aplicados, passam por análise e, assim, seus resultados são registrados em relatórios que são encaminhados para os responsáveis e profissionais que acompanham as crianças. Durante esse período em que o “Dislé” está em curso, observamos um imenso envolvimento das crianças, dos pais e da escola no interesse e no engajamento das atividades. Os resultados indicam forte envolvimento das crianças nas atividades ministradas e, ainda, impacto positivo no envolvimento e desempenho escolar das crianças. Dessa forma, intervenção sensório-motora pode ser uma oportunidade ímpar para minimizar dificuldades de aprendizagem em crianças." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 04 - Comportamento Motor, Modelagem e Métodos de Análise do Movimento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD4_ID80_TB119_10052023120300.pdf" "created_at" => "2023-06-30 09:10:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAOLA RODRIGUES DE JESUS" "autor_nome_curto" => "PAOLA" "autor_email" => "paola.rodrigues@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }