O tênis de mesa adaptado busca auxiliar no processo de desenvolvimento de pessoas com deficiência motora, através de estratégias e métodos adequados, suas adaptações apresentam-se como proposta a auxiliar na melhoria de várias capacidades motoras, promovendo saúde e bem-estar aos cadeirantes, por agregar valor ao seu praticante não só no âmbito motor, mas também afetivos, cognitivos e sociais. Não há nenhum fator de limitação aos participantes, independe do grau de deficiência e idade, ao longo do trabalho desenvolvido podemos observar algumas mudanças, tanto no aspecto esportivo, quanto no social, como também no desenvolvimento motor. Há um acompanhamento na busca de incluí-los com algumas adaptações, inserindo-os efetivamente com os considerados “normais”, Ferreira afirma que a escola é para todos, sem exceção, como a lei garante. (FERREIRA, 2010). Sendo perceptíveis transições sofridas por eles, num breve período, através das adaptações propostas dentro do campo do tênis de mesa. Os alunos conseguem deslocar-se mais rápido nas cadeiras de roda, fortalecendo a musculatura dos membros superiores, sentem-se mais dispostos para as atividades do cotidiano, melhorou a percepção, contribuiu no desenvolvimento psicomotor, aumentou o espírito de competitividade de forma saudável. Uma das principais mudanças foi a questão da sociabilização com os demais, tornaram-se mais comunicativos. Observamos também que a evolução motora dos praticantes aconteceu de forma muito rápida, segundo seus próprios relatos o tênis de mesa é uma atividade que lhes dão prazer e uma sociabilização melhor, entre eles. Relataram ainda que nos dias de treino ficam extremamente ansiosos até o horário de treino.