COSTA, Deuzanete Cândido Da. Um olhar sobre a indústria cultural na escola. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9275>. Acesso em: 24/11/2024 23:34
Com base nas discussões e transformações ocorridas na educação nos últimos tempos, o sistema escolar sofre mudanças cruciais permeadas pelo domínio das classes dominantes, pela política que camufla a realidade da escola, bem como pela Indústria Cultural que invade o ambiente escolar.A Indústria Cultural é a indústria da cultura. No Brasil, essa indústria não é homogênea e, por isso, alvo de críticas de estudiosos, uma vez que foca temas, assuntos e culturas estrangeiros e pouco incentiva ou instiga o interesse sobre a história e as tradições do nosso país. Ou seja, são focados apenas objetos de compra e venda e não a cultura propriamente dita.Este artigo tem por objetivo analisar a influência da indústria cultural nas escolas a partir do artigo “A indústria cultural invade a escola brasileira”, de Medrano e Valentim (2001). Para isso, além das autoras supracitadas, esse trabalho contará com os estudos de: Adorno e Horkheimer (1985), Bucci (2001[2004]), Soares (2008) e Aquino (2002).Os dados foram coletados durante o ano letivo de 2010, através de pesquisa bibliográfica e documental. A análise mostra a forte influência exercida pelos produtos da Indústria Cultural, tendo a televisão como veículo principal de divulgação e cabe aos educadores ter esclarecidas as concepções ideológicas vigentes na sociedade, como estas se articulam aos meios de comunicação, o que é veiculado pelos produtos da Indústria Cultural e ainda, que tenham condições de articular estes conceitos a uma educação significativa, relevante, democrática e emancipadora.