UM RESGATE AOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PARADIDÁTICOS PARA INCLUSÃO ACADÊMICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9280 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1378 "inscrito_id" => 4251 "titulo" => "UM RESGATE AOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PARADIDÁTICOS PARA INCLUSÃO ACADÊMICA" "resumo" => "Nosso trabalho objetivou resgatar conhecimentos matemáticos do ensino fundamental dos estudantes que estavam no terceiro ano do ensino médio, para isso usamos o recurso dos paradidáticos da coleção “A descoberta da matemática” que continha quinze obras contemplando os principais conteúdos matemáticos e que dispunha de uma linguagem de fácil compreensão e que retratasse semelhança no cotidiano deles. Apoiamo-nos em Munakata (1997), para fundamentar acerca dos conceitos de paradidáticos ao longo da história e no Brasil, também nos PCN (BRASIL, 1998) e na LDB (BRASIL, 1996) para orientação dos conceitos matemáticos necessário para nossos estudantes. Tivemos duas atividades que resultaram dessa leitura, a Atividade Coletiva em que eles produziram paródia, versos, histórias em quadrinhos dentre outras, que revelaram os talentos e o conhecimento adquirido por eles na leitura e a Atividade Individual que compunha do questionário com cinco questões. Foram elaborados quinze questionários com cinco questões com mesmo objetivo. Os resultados mostraram que houve aprendizagem de resgate e de relembrança dos conteúdos matemáticos, além de promover o gosto pela leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "PARADIDÁTICOS, MATEMÁTICA, RESGATE DE CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_12_11_38_idinscrito_4251_a919b89ebf757231dae8d04c3397c60e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO LIMA" "autor_email" => "francisco.lima@ifrn.edu.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9280 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1378 "inscrito_id" => 4251 "titulo" => "UM RESGATE AOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PARADIDÁTICOS PARA INCLUSÃO ACADÊMICA" "resumo" => "Nosso trabalho objetivou resgatar conhecimentos matemáticos do ensino fundamental dos estudantes que estavam no terceiro ano do ensino médio, para isso usamos o recurso dos paradidáticos da coleção “A descoberta da matemática” que continha quinze obras contemplando os principais conteúdos matemáticos e que dispunha de uma linguagem de fácil compreensão e que retratasse semelhança no cotidiano deles. Apoiamo-nos em Munakata (1997), para fundamentar acerca dos conceitos de paradidáticos ao longo da história e no Brasil, também nos PCN (BRASIL, 1998) e na LDB (BRASIL, 1996) para orientação dos conceitos matemáticos necessário para nossos estudantes. Tivemos duas atividades que resultaram dessa leitura, a Atividade Coletiva em que eles produziram paródia, versos, histórias em quadrinhos dentre outras, que revelaram os talentos e o conhecimento adquirido por eles na leitura e a Atividade Individual que compunha do questionário com cinco questões. Foram elaborados quinze questionários com cinco questões com mesmo objetivo. Os resultados mostraram que houve aprendizagem de resgate e de relembrança dos conteúdos matemáticos, além de promover o gosto pela leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "PARADIDÁTICOS, MATEMÁTICA, RESGATE DE CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_12_11_38_idinscrito_4251_a919b89ebf757231dae8d04c3397c60e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO LIMA" "autor_email" => "francisco.lima@ifrn.edu.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }