ENCONTROS ENTRE OS PARADOXOS PEDAGÓGICOS E AS UTOPIAS TECNOLÓGICAS NA PRÁXIS DOCENTE NA MODALIDADE EJA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94730 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 118 "inscrito_id" => 126 "titulo" => "ENCONTROS ENTRE OS PARADOXOS PEDAGÓGICOS E AS UTOPIAS TECNOLÓGICAS NA PRÁXIS DOCENTE NA MODALIDADE EJA" "resumo" => "Segundo Souza (2022), a práxis docente é por princípio a guia que permite a concretização do ato de educar. A educação, por sua vez, é por princípio teleológica, e nos espaços formais de ensino (sistema educacional), exerce função formativa social, a qual se dá mediada por planejamentos, proposições, atividades, modelos educacionais, e o modelo de práxis desenvolvido pelo professor. A partir deste entendimento, Noeli Santos (2018), nos orienta que diante dos avanços tecnológicos ocorridos, e do amplo processo de inserção das Tecnologias de Educação e Informação (TICs) no sistema educacional, professores(as) têm desenvolvido novas formas de pensar, organizar e desenvolver a docência, o que para a autora consiste em uma novo modelo de docência. As questões supracitadas constituem um conjuto relevante de questão que necessitam ser constantemente analisadas, debatidas e melhor compreenditas por todos os profissionais da educação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa em nivel de doutorado, tendo como teóricos norteadores: Vásquez (2011), e suas conceituações sobre práxis social, práxis política, e o conceito de homem comum; Freire (2001, 2018), e seus estudos sobre o professor (a) como ser político, leitura do mundo, conscientização, situação-limite e inédito-viável; Triviños (1987) e Pêcheux (1995). Como questão de pesquisa: quais são as enunciações discursivas dos(as) professores(as), atuantes na modalidade EJA, ofertada via sistema on-line antes e durante o ano pandêmico de 2020?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID126_TB118_10032023000129.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "Helga Souza" "autor_email" => "helgaarte@gmail.com" "autor_ies" => "GRUPO DE PESQUISA GENPEX ; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94730 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 118 "inscrito_id" => 126 "titulo" => "ENCONTROS ENTRE OS PARADOXOS PEDAGÓGICOS E AS UTOPIAS TECNOLÓGICAS NA PRÁXIS DOCENTE NA MODALIDADE EJA" "resumo" => "Segundo Souza (2022), a práxis docente é por princípio a guia que permite a concretização do ato de educar. A educação, por sua vez, é por princípio teleológica, e nos espaços formais de ensino (sistema educacional), exerce função formativa social, a qual se dá mediada por planejamentos, proposições, atividades, modelos educacionais, e o modelo de práxis desenvolvido pelo professor. A partir deste entendimento, Noeli Santos (2018), nos orienta que diante dos avanços tecnológicos ocorridos, e do amplo processo de inserção das Tecnologias de Educação e Informação (TICs) no sistema educacional, professores(as) têm desenvolvido novas formas de pensar, organizar e desenvolver a docência, o que para a autora consiste em uma novo modelo de docência. As questões supracitadas constituem um conjuto relevante de questão que necessitam ser constantemente analisadas, debatidas e melhor compreenditas por todos os profissionais da educação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa em nivel de doutorado, tendo como teóricos norteadores: Vásquez (2011), e suas conceituações sobre práxis social, práxis política, e o conceito de homem comum; Freire (2001, 2018), e seus estudos sobre o professor (a) como ser político, leitura do mundo, conscientização, situação-limite e inédito-viável; Triviños (1987) e Pêcheux (1995). Como questão de pesquisa: quais são as enunciações discursivas dos(as) professores(as), atuantes na modalidade EJA, ofertada via sistema on-line antes e durante o ano pandêmico de 2020?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID126_TB118_10032023000129.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELGA VALÉRIA DE LIMA SOUZA" "autor_nome_curto" => "Helga Souza" "autor_email" => "helgaarte@gmail.com" "autor_ies" => "GRUPO DE PESQUISA GENPEX ; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }