ALFABETIZAR? LETRAR? NUMERALIZAR? O QUE É ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94736 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 5194 "titulo" => "ALFABETIZAR? LETRAR? NUMERALIZAR? O QUE É ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA" "resumo" => "O objetivo dessa pesquisa de Iniciação Científica (PIC), é investigar os termos que vêm sendo adotados para justificar a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos buscando reconhecer suas implicações nas ações educativas. Entendemos a necessidade de investigar o ensino da matemática, já que cotidianamente, nas escolas, nos deparamos com queixas de estudantes afirmando que não conseguem compreender esse conhecimento teórico, que só tem fórmulas e procedimentos complexos, que esse saber é algo abstrato e sem sentido. Mas, a matemática, como outras ciências, nasceu de uma necessidade e se tornou indispensável e, desse modo, precisa, ser apropriada por todos que ingressam nas escolas. Para fortalecer a necessidade desse ensino, realizamos pesquisas bibliográficas, fundamentadas nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, problematizando a seguinte questão: Como vêm sendo conceituado e qual(is) a(s) finalidade(s) dos termos afetos a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos empregados por pesquisadores e documentos oficiais orientadores atuais na educação brasileira? Entendemos que a educação, deve garantir aos estudantes, a apropriação dos seus conceitos, incentivando-os a pensarem, elaborem conjecturas e hipóteses para alcançar possíveis respostas. Logo, se espera com essa pesquisa, auxiliar no processo formativo de ensino da matemática, focando a atenção docente para a compreensão dos princípios teóricos e metodológicos que interferem na apropriação desse conhecimento nas escolas, entendendo que o trabalho escolar deve impulsionar a aprendizagem e desenvolvimento de modo a assegurar uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5194_TB127_13032023104958.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIA R M SOLA" "autor_nome_curto" => "Lilia R M Sola" "autor_email" => "liliasola63@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94736 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 5194 "titulo" => "ALFABETIZAR? LETRAR? NUMERALIZAR? O QUE É ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA" "resumo" => "O objetivo dessa pesquisa de Iniciação Científica (PIC), é investigar os termos que vêm sendo adotados para justificar a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos buscando reconhecer suas implicações nas ações educativas. Entendemos a necessidade de investigar o ensino da matemática, já que cotidianamente, nas escolas, nos deparamos com queixas de estudantes afirmando que não conseguem compreender esse conhecimento teórico, que só tem fórmulas e procedimentos complexos, que esse saber é algo abstrato e sem sentido. Mas, a matemática, como outras ciências, nasceu de uma necessidade e se tornou indispensável e, desse modo, precisa, ser apropriada por todos que ingressam nas escolas. Para fortalecer a necessidade desse ensino, realizamos pesquisas bibliográficas, fundamentadas nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, problematizando a seguinte questão: Como vêm sendo conceituado e qual(is) a(s) finalidade(s) dos termos afetos a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos empregados por pesquisadores e documentos oficiais orientadores atuais na educação brasileira? Entendemos que a educação, deve garantir aos estudantes, a apropriação dos seus conceitos, incentivando-os a pensarem, elaborem conjecturas e hipóteses para alcançar possíveis respostas. Logo, se espera com essa pesquisa, auxiliar no processo formativo de ensino da matemática, focando a atenção docente para a compreensão dos princípios teóricos e metodológicos que interferem na apropriação desse conhecimento nas escolas, entendendo que o trabalho escolar deve impulsionar a aprendizagem e desenvolvimento de modo a assegurar uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5194_TB127_13032023104958.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIA R M SOLA" "autor_nome_curto" => "Lilia R M Sola" "autor_email" => "liliasola63@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }