A PRÁTICA DE ENSINO EM ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE COM BASE NA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO OMNILATERAL E EMANCIPATÓRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94782 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 7144 "titulo" => "A PRÁTICA DE ENSINO EM ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE COM BASE NA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO OMNILATERAL E EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo bibliográfico e dialético como referencial teórico-metodológico em torno da formação profissional de professores dos anos iniciais voltados para a alfabetização em um viés omnilateral. A partir do diálogo estabelecido entre os teóricos como Freire, Moran, Smolka, Antunes, Demo, Marx, entre outros autores, trazemos as possibilidades para (re)pensar a alfabetização a partir da concepção de formação humana e emancipatória segundo a perspectiva de formação de professores fundamentada na omnilateralidade. Os estudos teóricos apontam para o conceito de omnilateralidade como a formação do ser humano integral, de forma a prover ações que fomentem o pensamento crítico docente e discente. Pela análise teórica, observamos reflexão da prática em alfabetização para além de métodos, rompendo com a lógica da formação voltada para o mercado de trabalho, possibilitando reflexões nas condições pedagógicas e humanas. O entendimento de como esses profissionais se inserem no mundo do trabalho atual, o seu papel e intencionalidade frente a prática alfabetizadora perpassa pela crítica ao processo de alfabetização como mera decodificação do código linguístico desempenha na escola em prol do capitalismo, mantendo a unilateralidade da pedagogia burguesa. Nesse sentido, refletir sobre a formação docente omnilateral, enquanto necessidade vital para a profissão, é primar pela existência de professores formados com uma base teórica consistente, ampla e abrangente da diversidade educacional, compreendendo o ser humano enquanto síntese de suas relações sociais em suas várias dimensões. Reconhecemos como a concepção omnilateral pode se apresentar desafiadora e disruptiva diante de uma lógica capitalista e individualista, mas seus conceitos e práticas emergem nas tarefas e nos anseios de se alfabetizar para a vida e nela construir sentido, exigindo revistar e ampliar conceitos indispensáveis para formação profissional do professor. Como resultado, defendemos a perspectiva omnilateral na alfabetização que coloca a educação a serviço da humanidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7144_TB194_13112023181454.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE MARTINS NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Liliane Martins" "autor_email" => "lilianemarttins@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94782 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 7144 "titulo" => "A PRÁTICA DE ENSINO EM ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE COM BASE NA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO OMNILATERAL E EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo bibliográfico e dialético como referencial teórico-metodológico em torno da formação profissional de professores dos anos iniciais voltados para a alfabetização em um viés omnilateral. A partir do diálogo estabelecido entre os teóricos como Freire, Moran, Smolka, Antunes, Demo, Marx, entre outros autores, trazemos as possibilidades para (re)pensar a alfabetização a partir da concepção de formação humana e emancipatória segundo a perspectiva de formação de professores fundamentada na omnilateralidade. Os estudos teóricos apontam para o conceito de omnilateralidade como a formação do ser humano integral, de forma a prover ações que fomentem o pensamento crítico docente e discente. Pela análise teórica, observamos reflexão da prática em alfabetização para além de métodos, rompendo com a lógica da formação voltada para o mercado de trabalho, possibilitando reflexões nas condições pedagógicas e humanas. O entendimento de como esses profissionais se inserem no mundo do trabalho atual, o seu papel e intencionalidade frente a prática alfabetizadora perpassa pela crítica ao processo de alfabetização como mera decodificação do código linguístico desempenha na escola em prol do capitalismo, mantendo a unilateralidade da pedagogia burguesa. Nesse sentido, refletir sobre a formação docente omnilateral, enquanto necessidade vital para a profissão, é primar pela existência de professores formados com uma base teórica consistente, ampla e abrangente da diversidade educacional, compreendendo o ser humano enquanto síntese de suas relações sociais em suas várias dimensões. Reconhecemos como a concepção omnilateral pode se apresentar desafiadora e disruptiva diante de uma lógica capitalista e individualista, mas seus conceitos e práticas emergem nas tarefas e nos anseios de se alfabetizar para a vida e nela construir sentido, exigindo revistar e ampliar conceitos indispensáveis para formação profissional do professor. Como resultado, defendemos a perspectiva omnilateral na alfabetização que coloca a educação a serviço da humanidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7144_TB194_13112023181454.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE MARTINS NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Liliane Martins" "autor_email" => "lilianemarttins@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }