EVASÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE A LITERATURA NOS MOSTRA ACERCA DESSE FENÔMENO?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97368 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3615 "inscrito_id" => 14836 "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE A LITERATURA NOS MOSTRA ACERCA DESSE FENÔMENO?" "resumo" => "Introdução: O número de crianças e adolescentes fora da escola aumentou drasticamente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos não estavam matriculados no segundo trimestre de 2021, cerca de 154 mil a mais que em 2019. Objetivo: Com este resumo a nossa intenção é mostrar quais motivos são apontados por alguns autores sobre o problema da evasão escolar no contexto das aulas de educação física a fim de pensar caminhos para prática. Métodos: Foi realizada uma busca na literatura no período 05 a 25 de Abril de 2023 utilizando os descritores, "Evasão escolar", "Educação física escolar", “Esportes” e “Escassez de recursos” através das bases de dados: Google acadêmico, SciELO e Lilacs. As etapas operacionais foram conduzidas da seguinte forma: seleção de estudos; extração de informação e categorização; análise e interpretação dos dados; interpretação dos resultados; síntese e resumo dos resultados. Resultados: Nos artigos analisados os autores ressaltaram o desinteresse dos alunos nas aulas de educação física, a escassez de recursos financeiros por parte da instituição gera falta de motivação no professor em diversificar modalidades esportivas em forma de jogos, com isso conduz a carência de outras opções de atividade no decorrer das aulas elevando a dificuldade do professor em aplicar uma aula com qualidade e segurança tendo como resposta a evasão escolar das aulas de educação física. Conclusão: Portanto, é evidente que as aulas de educação física devem oportunizar e estimular a prática do esporte para todos, além da motivação o professor precisa fazer com que o seu aluno se sinta capaz de fazer determinada prática, instigando-o por meio das várias formas de se praticar o esporte, usar sua criatividade para desenvolver diversas formas de ensinar, para que haja estímulo do aspecto cognitivo, motor, afetivo e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID14836_TB3615_04102023203438.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS CESAR VICENTE BARROS" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vinicius.vicentebarros@uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97368 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3615 "inscrito_id" => 14836 "titulo" => "EVASÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O QUE A LITERATURA NOS MOSTRA ACERCA DESSE FENÔMENO?" "resumo" => "Introdução: O número de crianças e adolescentes fora da escola aumentou drasticamente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos não estavam matriculados no segundo trimestre de 2021, cerca de 154 mil a mais que em 2019. Objetivo: Com este resumo a nossa intenção é mostrar quais motivos são apontados por alguns autores sobre o problema da evasão escolar no contexto das aulas de educação física a fim de pensar caminhos para prática. Métodos: Foi realizada uma busca na literatura no período 05 a 25 de Abril de 2023 utilizando os descritores, "Evasão escolar", "Educação física escolar", “Esportes” e “Escassez de recursos” através das bases de dados: Google acadêmico, SciELO e Lilacs. As etapas operacionais foram conduzidas da seguinte forma: seleção de estudos; extração de informação e categorização; análise e interpretação dos dados; interpretação dos resultados; síntese e resumo dos resultados. Resultados: Nos artigos analisados os autores ressaltaram o desinteresse dos alunos nas aulas de educação física, a escassez de recursos financeiros por parte da instituição gera falta de motivação no professor em diversificar modalidades esportivas em forma de jogos, com isso conduz a carência de outras opções de atividade no decorrer das aulas elevando a dificuldade do professor em aplicar uma aula com qualidade e segurança tendo como resposta a evasão escolar das aulas de educação física. Conclusão: Portanto, é evidente que as aulas de educação física devem oportunizar e estimular a prática do esporte para todos, além da motivação o professor precisa fazer com que o seu aluno se sinta capaz de fazer determinada prática, instigando-o por meio das várias formas de se praticar o esporte, usar sua criatividade para desenvolver diversas formas de ensinar, para que haja estímulo do aspecto cognitivo, motor, afetivo e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID14836_TB3615_04102023203438.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS CESAR VICENTE BARROS" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vinicius.vicentebarros@uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }