DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NO POWERPOINT: AVANÇOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SORRISO-MT
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94841 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 269 "inscrito_id" => 4844 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NO POWERPOINT: AVANÇOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SORRISO-MT" "resumo" => "Os avanços na tecnologia digital têm mudado drasticamente a maneira como as pessoas se comunicam, trabalham e aprendem. Na educação, a tecnologia tem um papel crucial no ensino e aprendizado, e os professores têm um papel fundamental em incorporar tecnologia digital na sala de aula. Com isso a formação continuada em tecnologias possibilita o desenvolvimento de várias habilidades, uma delas é criar jogos no PowerPoint, que se apresenta como uma excelente maneira de aumentar o engajamento dos alunos e melhorar a sua compreensão do conteúdo. É uma forma divertida de aprender e podem ser usados para ensinar uma variedade de conteúdos de todas as disciplinas, adaptando os jogos para atender às necessidades de seus alunos e enfatizar os pontos importantes, permitindo que eles interajam com o material de maneira mais ativa e participativa. Optamos pela metodologia de pesquisa participante, sendo qualitativa e de campo, defendida por Gil (2008) e Minayo (2001) o que possibilitou a participação em todo o processo de desenvolvimento das atividades e realizando observações para melhoria e avanço da pesquisa. As aulas ocorrem duas vezes por semana, onde na primeira aula abordamos o conteúdo básico das ferramentas do pacote Office, e na segunda os conteúdos de desenvolvimento. Este modelo de formação continuada tem auxiliado nesse processo de incorporar as tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, os professores sentem-se motivados, pois estão inseridos em uma formação, totalmente, voltada para eles, e a produção das atividades tem sido eficazes. Duas turmas de 30 alunos de diferentes níveis da educação básica, criam seus jogos a partir do seu planejamento, gerando um engajamento maior, pois eles irão aplicar essas atividades ao final do semestre e serão auxiliados de como trabalhar em sala. Portanto, é fundamental capacitá-los a fim de que possam utilizar as tecnologias de forma criativa e inovadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4844_TB269_07122023185942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA VANESSA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA" "autor_email" => "elisangela.fernandes43@gm" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94841 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 269 "inscrito_id" => 4844 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NO POWERPOINT: AVANÇOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SORRISO-MT" "resumo" => "Os avanços na tecnologia digital têm mudado drasticamente a maneira como as pessoas se comunicam, trabalham e aprendem. Na educação, a tecnologia tem um papel crucial no ensino e aprendizado, e os professores têm um papel fundamental em incorporar tecnologia digital na sala de aula. Com isso a formação continuada em tecnologias possibilita o desenvolvimento de várias habilidades, uma delas é criar jogos no PowerPoint, que se apresenta como uma excelente maneira de aumentar o engajamento dos alunos e melhorar a sua compreensão do conteúdo. É uma forma divertida de aprender e podem ser usados para ensinar uma variedade de conteúdos de todas as disciplinas, adaptando os jogos para atender às necessidades de seus alunos e enfatizar os pontos importantes, permitindo que eles interajam com o material de maneira mais ativa e participativa. Optamos pela metodologia de pesquisa participante, sendo qualitativa e de campo, defendida por Gil (2008) e Minayo (2001) o que possibilitou a participação em todo o processo de desenvolvimento das atividades e realizando observações para melhoria e avanço da pesquisa. As aulas ocorrem duas vezes por semana, onde na primeira aula abordamos o conteúdo básico das ferramentas do pacote Office, e na segunda os conteúdos de desenvolvimento. Este modelo de formação continuada tem auxiliado nesse processo de incorporar as tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, os professores sentem-se motivados, pois estão inseridos em uma formação, totalmente, voltada para eles, e a produção das atividades tem sido eficazes. Duas turmas de 30 alunos de diferentes níveis da educação básica, criam seus jogos a partir do seu planejamento, gerando um engajamento maior, pois eles irão aplicar essas atividades ao final do semestre e serão auxiliados de como trabalhar em sala. Portanto, é fundamental capacitá-los a fim de que possam utilizar as tecnologias de forma criativa e inovadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4844_TB269_07122023185942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA VANESSA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ELISANGELA" "autor_email" => "elisangela.fernandes43@gm" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }