A aula de campo pode ser observada como uma forma de ampliar os conhecimentos dos alunos da educação básica relacionados aos conteúdos ministrados pelos professores do Ensino Fundamental I nas disciplinas que compõem o currículo escolar do 1º ao 5º ano. Dessa forma, trata-se de uma metodologia que merece destaque nesse artigo por prestar valorosas contribuições no processo de ensino e aprendizagem dos educandos no segmento educacional em questão. Nesse contexto, o artigo objetiva discutir a importância da realização da aula de campo como uma atividade didático-pedagógica na educação básica. Também pretende enfatizar a importância do estudo do município, associado ao trabalho de campo, para ampliar da percepção socioespacial dos alunos. O artigo também lança sugestões de alguns procedimentos metodológicos importantes que devem ser seguidos para o planejamento e execução da aula de campo, utilizando recortes do município, pelos professores da educação básica. Do ponto de vista metodológico, por se tratar de uma pesquisa de cunho bibliográfico, realizamos uma ampla pesquisa em diversas fontes (artigos, livros e sites) compostas por teóricos que discutem sobre: educação, educação básica, estudo do município e aula de campo no segmento educacional pesquisado. Após as reflexões e sugestões postas neste artigo, esperamos contribuir para que aula de campo seja percebida pelos professores como uma prática metodológica de ensino que deve ser resgatada e propagada, uma vez que contribui valorosamente não apenas para o estudo do município, mas também no processo de ensino/aprendizagem e na formação da cidadania dos discentes de forma ampla.