ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO ETHOS DOS CANDITATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA E JAIR MESSIAS BOLSONARO, NAS MÍDIAS DIGITAIS TWITTER E INSTAGRAM DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2022.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94966 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 8483 "titulo" => "ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO ETHOS DOS CANDITATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA E JAIR MESSIAS BOLSONARO, NAS MÍDIAS DIGITAIS TWITTER E INSTAGRAM DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2022." "resumo" => "Este projeto propõe que se faça a análise da construção do ethos dos dois mais proeminentes candidatos à Presidência da República, na disputa eleitoral prevista para acontecer no Brasil, em outubro deste ano de 2022: Luís Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro, ambos com passagem pela presidência. Por isso, requer uma imersão dos alunos e dos pesquisadores na atividade política e discursiva da campanha eleitoral e da pré-campanha. O discurso político é um terreno fértil para as pesquisas em torno da construção do ethos, pois o que quer o enunciador político é justamente influenciar, manipular a opinião do outro, para obter adesão através do voto. Busca-se responder ‘que fatores discursivos (enunciativos, pragmáticos e semânticos) podem ser analisados na construção do ethos dos candidatos a presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro, nas mídias digitais durante a pré-campanha e durante a campanha presidencial de 2022’. Assim, o objetivo maior é ‘Analisar a construção do ethos dos candidatos a presidente do Brasil, Lula da Silva e Jair Bolsonaro, na Propaganda Eleitoral Gratuita da TV e nas mídias digitais Twitter e Instagram, durante a pré-campanha e durante a campanha presidencial de 2022’. A técnica da pesquisa será a Análise de Conteúdo Linguístico. Para aplicação dessa técnica, a pesquisa obedecerá a cinco fases: revisão bibliográfica, coleta de corpus, construção de tipologias de postagens e vídeos, análise do corpus e divulgação dos resultados. Como hipótese ou resposta preliminar, pretende-se testar se a finalidade discursiva dos dois enunciadores no discurso político tem o sentido semântico e pragmático interfaciado por intenções políticas e pessoais relacionadas à construção de deferentes ethès, capazes de construir imagens de credibilidade e identificação junto ao eleitor para, assim, obter seu voto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID8483_TB444_26092023123545.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANY HORRANY DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Stephany Horran" "autor_email" => "horrany.sousa@acad.ifma.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94966 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 8483 "titulo" => "ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO ETHOS DOS CANDITATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA E JAIR MESSIAS BOLSONARO, NAS MÍDIAS DIGITAIS TWITTER E INSTAGRAM DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2022." "resumo" => "Este projeto propõe que se faça a análise da construção do ethos dos dois mais proeminentes candidatos à Presidência da República, na disputa eleitoral prevista para acontecer no Brasil, em outubro deste ano de 2022: Luís Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro, ambos com passagem pela presidência. Por isso, requer uma imersão dos alunos e dos pesquisadores na atividade política e discursiva da campanha eleitoral e da pré-campanha. O discurso político é um terreno fértil para as pesquisas em torno da construção do ethos, pois o que quer o enunciador político é justamente influenciar, manipular a opinião do outro, para obter adesão através do voto. Busca-se responder ‘que fatores discursivos (enunciativos, pragmáticos e semânticos) podem ser analisados na construção do ethos dos candidatos a presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro, nas mídias digitais durante a pré-campanha e durante a campanha presidencial de 2022’. Assim, o objetivo maior é ‘Analisar a construção do ethos dos candidatos a presidente do Brasil, Lula da Silva e Jair Bolsonaro, na Propaganda Eleitoral Gratuita da TV e nas mídias digitais Twitter e Instagram, durante a pré-campanha e durante a campanha presidencial de 2022’. A técnica da pesquisa será a Análise de Conteúdo Linguístico. Para aplicação dessa técnica, a pesquisa obedecerá a cinco fases: revisão bibliográfica, coleta de corpus, construção de tipologias de postagens e vídeos, análise do corpus e divulgação dos resultados. Como hipótese ou resposta preliminar, pretende-se testar se a finalidade discursiva dos dois enunciadores no discurso político tem o sentido semântico e pragmático interfaciado por intenções políticas e pessoais relacionadas à construção de deferentes ethès, capazes de construir imagens de credibilidade e identificação junto ao eleitor para, assim, obter seu voto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID8483_TB444_26092023123545.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANY HORRANY DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Stephany Horran" "autor_email" => "horrany.sousa@acad.ifma.e" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }