EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE CONSEQUÊNCIAS DO USO INCORRETO DA QUÍMICA PARA O MEIO AMBIENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94977 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 9554 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE CONSEQUÊNCIAS DO USO INCORRETO DA QUÍMICA PARA O MEIO AMBIENTE" "resumo" => "Estudos nos mostram que utilizar a química de modo errôneo e descartar produtos em locais impróprios traz desastrosos problemas para os seres vivos, interferindo de maneira negativa no meio ambiente. Nesse sentido, percebe-se o quanto é relevante traçar estratégias para solucionar essa lacuna, o presente artigo objetiva apresentar um levantamento sobre as causas e consequências do uso exacerbado de produtos químicos e compreender os motivos pelos quais a química está sendo usada de forma incorreta. E assim, promover momentos de diálogo e reflexão como uma ação educativa sobre o tema abordado para os discentes do CETI Deputado Pinheiro Machado. No primeiro momento, realizou-se observações de maneira exploratória em torno da problemática para melhor compreender a realidade do público alvo, e um estudo bibliográfico em relação ao referido tema da pesquisa. Posteriormente, foi discutido sobre os assuntos, levando em conta o uso da química no meio ambiente quando é utilizada de forma inadequada. No terceiro momento como proposta de intervenção após entender as necessidades a partir de informações construídas com o público pesquisado foi realizado rodas de conversas, debates, palestras e diálogos. Nessa perspectiva foi construído conhecimentos críticos e reflexivos a partir da realidade vivenciada. Desse modo, as intervenções desenvolvidas foram com o intuito de poder contribuir de uma forma que mostrasse de maneira simples a realidade, refletindo diretamente no avanço de informações seguras e coerentes. Após discussão detalhada sobre a temática, de maneira dialógica, ficou visível que o público alvo começou a ter novas visões a respeito do comportamento perante a sociedade, repesando assim, a forma de agir no meio ambiente. Logo, ficou notório que a ação educativa desenvolvida em torno do argumento contribuiu significativamente, visto que os contemplados disseram que iriam repensar a maneira de agir, procurar por um meio sustentável sem prejudicar a natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9554_TB456_26042023011343.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO CARDOSO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedrinho07091998@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94977 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 9554 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE CONSEQUÊNCIAS DO USO INCORRETO DA QUÍMICA PARA O MEIO AMBIENTE" "resumo" => "Estudos nos mostram que utilizar a química de modo errôneo e descartar produtos em locais impróprios traz desastrosos problemas para os seres vivos, interferindo de maneira negativa no meio ambiente. Nesse sentido, percebe-se o quanto é relevante traçar estratégias para solucionar essa lacuna, o presente artigo objetiva apresentar um levantamento sobre as causas e consequências do uso exacerbado de produtos químicos e compreender os motivos pelos quais a química está sendo usada de forma incorreta. E assim, promover momentos de diálogo e reflexão como uma ação educativa sobre o tema abordado para os discentes do CETI Deputado Pinheiro Machado. No primeiro momento, realizou-se observações de maneira exploratória em torno da problemática para melhor compreender a realidade do público alvo, e um estudo bibliográfico em relação ao referido tema da pesquisa. Posteriormente, foi discutido sobre os assuntos, levando em conta o uso da química no meio ambiente quando é utilizada de forma inadequada. No terceiro momento como proposta de intervenção após entender as necessidades a partir de informações construídas com o público pesquisado foi realizado rodas de conversas, debates, palestras e diálogos. Nessa perspectiva foi construído conhecimentos críticos e reflexivos a partir da realidade vivenciada. Desse modo, as intervenções desenvolvidas foram com o intuito de poder contribuir de uma forma que mostrasse de maneira simples a realidade, refletindo diretamente no avanço de informações seguras e coerentes. Após discussão detalhada sobre a temática, de maneira dialógica, ficou visível que o público alvo começou a ter novas visões a respeito do comportamento perante a sociedade, repesando assim, a forma de agir no meio ambiente. Logo, ficou notório que a ação educativa desenvolvida em torno do argumento contribuiu significativamente, visto que os contemplados disseram que iriam repensar a maneira de agir, procurar por um meio sustentável sem prejudicar a natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9554_TB456_26042023011343.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO CARDOSO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedrinho07091998@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }