O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS – EJAI E A SUA PLURIDIVERSIDADE NO NORDESTE PARAENSE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97698 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4059 "inscrito_id" => 3535 "titulo" => "O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS – EJAI E A SUA PLURIDIVERSIDADE NO NORDESTE PARAENSE" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do componente curricular Estágio de Docência na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI, cursado no oitavo semestre letivo do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, em 2023. Nesse processo, dialogamos com a base legal e autores como Freire (2002), Arroyo (2017), Nascimento (2022), dentre outros. E, vivenciamos a práxis mediante a experiência durante o Estágio obrigatório na EJAI, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, na EMEF Profª Doracy Leal na cidade de Santa Izabel do Pará, Nordeste Paraense, com carga horária de sessenta horas-aula, entre os meses de Abril e Maio de 2023. Na praxis vivenciada, o estágio em EJAI foi entendido como um espaço de descobertas, problematizações, e aprendizagens, no qual a graduanda teve a possibilidade de conhecer a pluridiversidade, desta modalidade, do chão da escola, da sala de aula, trazendo também à importância dessas relações, da educação básica para o contexto da universidade. O estágio na EJAI propiciou na formação docente um olhar diferenciado, por ser um público que possue especificidades, portanto, foi necessário trabalhar de forma contextualizada, trazendo a realidade das pessoas participantes do processo, reafirmando seus saberes, seus fazeres adquiridos ao longo da vida. Neste sentido, o estágio desvelou–se como um processo importante para a formação dos futuros pedagogos, em especial na modalidade da EJAI, onde os discentes tiveram a oportunidade de alinhar teoria e prática, exercitando reflexões acerca de suas vivências diversas. O trabalho retrata a pluridiversidade das histórias de vida dos educandos da amazônica paraense pelo viés da arte educação, dentre essas do discente Carlos, um homem com uma personalidade forte e marcante, que frequentava as aulas da segunda etapa, e estava no processo de aprendizagem da leitura, pois seu sonho é ler, em especial a bíblia. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foram as vivencias teóricas e práticas, as anotações, os registros, os diálogos realizados com a turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3535_TB4059_21112023214633.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA GABRIELA MODESTO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "SARA RIBEIRO" "autor_email" => "sgmr2510@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97698 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4059 "inscrito_id" => 3535 "titulo" => "O ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS – EJAI E A SUA PLURIDIVERSIDADE NO NORDESTE PARAENSE" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do componente curricular Estágio de Docência na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI, cursado no oitavo semestre letivo do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, em 2023. Nesse processo, dialogamos com a base legal e autores como Freire (2002), Arroyo (2017), Nascimento (2022), dentre outros. E, vivenciamos a práxis mediante a experiência durante o Estágio obrigatório na EJAI, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, na EMEF Profª Doracy Leal na cidade de Santa Izabel do Pará, Nordeste Paraense, com carga horária de sessenta horas-aula, entre os meses de Abril e Maio de 2023. Na praxis vivenciada, o estágio em EJAI foi entendido como um espaço de descobertas, problematizações, e aprendizagens, no qual a graduanda teve a possibilidade de conhecer a pluridiversidade, desta modalidade, do chão da escola, da sala de aula, trazendo também à importância dessas relações, da educação básica para o contexto da universidade. O estágio na EJAI propiciou na formação docente um olhar diferenciado, por ser um público que possue especificidades, portanto, foi necessário trabalhar de forma contextualizada, trazendo a realidade das pessoas participantes do processo, reafirmando seus saberes, seus fazeres adquiridos ao longo da vida. Neste sentido, o estágio desvelou–se como um processo importante para a formação dos futuros pedagogos, em especial na modalidade da EJAI, onde os discentes tiveram a oportunidade de alinhar teoria e prática, exercitando reflexões acerca de suas vivências diversas. O trabalho retrata a pluridiversidade das histórias de vida dos educandos da amazônica paraense pelo viés da arte educação, dentre essas do discente Carlos, um homem com uma personalidade forte e marcante, que frequentava as aulas da segunda etapa, e estava no processo de aprendizagem da leitura, pois seu sonho é ler, em especial a bíblia. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foram as vivencias teóricas e práticas, as anotações, os registros, os diálogos realizados com a turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3535_TB4059_21112023214633.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA GABRIELA MODESTO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "SARA RIBEIRO" "autor_email" => "sgmr2510@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }