ROLIM, Ana Luiza De Souza et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96008>. Acesso em: 22/11/2024 08:05
O “laboratório de avaliação” na plataforma Moodle é uma ferramenta que oportuniza o trabalho em pares, onde o professor pode escolher se a interação será de um para muitos, de muitos para um, ou de um para um, inclusive a escolha dos estudantes que formam os pares (nomeando os estudantes dentro da sala do Moddle, onde está postado a ferramenta). No contexto da pandemia, um cenário em que nada poderia ser feito presencialmente, foi necessário realizar mudanças da metodologia empregada no projeto de extensão iniciado anteriormente, onde a formação sobre avaliação formativa dos estudantes foi realizada nesta plataforma e a professora-orientadora utilizou a ferramenta “laboratório de avaliação”. Estes estudantes foram selecionados do curso de licenciatura em Matemática de dois municípios polos da DEAD – IFPE (Limoeiro – PE e Santana do Ipanema – AL), sendo um estudante em cada. Os mesmos trabalharam de forma cooperativa na ferramenta que oportunizou a autorregulação (autorreflexão) e a corregulação (feedbacks construtivos) dos conceitos abordados sobre avaliação formativa com uso de mapas conceituais realizados num software gratuito, CmapTools. A ferramenta utilizada nos deu possibilidade de verificar a interação entre os pares e também a aprendizagem dos estudantes envolvidos no projeto, além de permitir novas abordagens de tópicos incompreendidos, porém necessários para uma boa formação sobre avaliação formativa.