Os conteúdos de Fisiologia humana são considerados de difícil compreensão pelos estudantes. Visando superar essa dificuldade, a construção de modelos representacionais pode ser uma alternativa para melhorar o ensino-aprendizado dessa disciplina. Esse trabalho objetivou relatar a experiência da construção e uso de maquetes de quatro sistemas do corpo humano para melhorar o aprendizado da disciplina de fisiologia humana do curso de nutrição da Faculdade Uninta Tianguá. Os alunos foram instruídos a construir maquetes dos sistemas abordados durante as aulas teóricas (sistema muscular, sistema cardiovascular, sistema nervoso e sistema respiratório). As maquetes foram construídas utilizando materiais diversos como isopor, canudos plásticos, seringas, canos de PVC, balões, equipos de soro, entre outros e apresentadas à comunidade acadêmica no final do semestre, na I Mostra de Fisiologia Humana do curso de nutrição. O uso de maquetes proporcionou uma experiência de aprendizagem lúdica, facilitando a compreensão do conteúdo através da percepção tátil e visual das estruturas apresentadas. Além disso, a apresentação das maquetes para os acadêmicos presentes na mostra resultou em aprendizado para ambas as partes, visto que a abordagem utilizada chamava a atenção dos participantes. A atividade superou as expectativas dos estudantes que não tiveram dificuldades em programar e produzir a exposição e a confecção das maquetes. A mostra instigou os alunos a destrinchar o conteúdo para expor aos acadêmicos e assim, contribuiu para uma aprendizagem mais significativa dos sistemas abordados.