A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO NO SUL DO AMAZONAS, BRASIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95056 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO NO SUL DO AMAZONAS, BRASIL" "resumo" => "O estágio é uma ação que aproxima o estagiário do campo profissional e proporciona reflexões sobre as ações práticas permitindo uma ampliação de conhecimentos a respeito do ensino. Nesse sentido, este resumo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios, possibilidades e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada. O relato de experiência foi desenvolvido com 18 mestrandos do PPGCA da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Humaitá-AM, no ano de 2023 por meio da aplicação de um questionário semiestruturado para saber a importância, desafios, possibilidades e obstáculos que o estágio na docência apresenta durante os cursos de graduação. Com base na análise de dados, verificou-se que o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, o pós-graduando pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias de ensino, o estágio proporcionou conhecimentos e experiência na formação da pós-graduação. No âmbito dessa experiência formativa, outra característica a ser ressaltada diz respeito ao fato do curso de pós-graduação em questão ser um mestrado na área de Ciências Ambientais, particularidade que acentua seu nível de responsabilidade acerca da formação para a docência. Esse fato demonstra a necessidade de um redimensionamento da matriz curricular desses cursos no que diz respeito à promoção do equilíbrio entre os dois aspectos formativos: ensino e pesquisa. Portanto, as aulas práticas e expositivas são ferramentas que auxiliam na formação profissional e são essenciais para observar a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID38_TB559_28042023213839.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO ABREU LIMA" "autor_nome_curto" => "RENATO" "autor_email" => "renatoabreu07@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CATÓLICA DE RONDONIA (FCR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95056 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 38 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO NO SUL DO AMAZONAS, BRASIL" "resumo" => "O estágio é uma ação que aproxima o estagiário do campo profissional e proporciona reflexões sobre as ações práticas permitindo uma ampliação de conhecimentos a respeito do ensino. Nesse sentido, este resumo apresenta uma reflexão em torno das experiências desenvolvidas no estágio de docência em Ciências Ambientais (PPGCA), tendo como objetivo compreender os desafios, possibilidades e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada. O relato de experiência foi desenvolvido com 18 mestrandos do PPGCA da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Humaitá-AM, no ano de 2023 por meio da aplicação de um questionário semiestruturado para saber a importância, desafios, possibilidades e obstáculos que o estágio na docência apresenta durante os cursos de graduação. Com base na análise de dados, verificou-se que o estágio na docência possibilitou o processo de ensino e, por meio dele, o pós-graduando pôde encontrar um caminho para buscar uma consciência crítica e facilitadora dos processos de ensino e aprendizagem, visando sua sensibilização para as questões ambientais e para as práticas docentes, além de propor estratégias de ensino, o estágio proporcionou conhecimentos e experiência na formação da pós-graduação. No âmbito dessa experiência formativa, outra característica a ser ressaltada diz respeito ao fato do curso de pós-graduação em questão ser um mestrado na área de Ciências Ambientais, particularidade que acentua seu nível de responsabilidade acerca da formação para a docência. Esse fato demonstra a necessidade de um redimensionamento da matriz curricular desses cursos no que diz respeito à promoção do equilíbrio entre os dois aspectos formativos: ensino e pesquisa. Portanto, as aulas práticas e expositivas são ferramentas que auxiliam na formação profissional e são essenciais para observar a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID38_TB559_28042023213839.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO ABREU LIMA" "autor_nome_curto" => "RENATO" "autor_email" => "renatoabreu07@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CATÓLICA DE RONDONIA (FCR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }