HETEROGENEIDADE DE NÍVEIS DE CONHECIMENTO EM DOCUMENTOS CURRICULARES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95068 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 574 "inscrito_id" => 1875 "titulo" => "HETEROGENEIDADE DE NÍVEIS DE CONHECIMENTO EM DOCUMENTOS CURRICULARES" "resumo" => "Este artigo relata parte de uma pesquisa que abordou o tratamento da heterogeneidade em documentos curriculares brasileiros. Neste texto, o recorte foi dado à análise de como documentos curriculares de dois estados de regiões diferentes (Pernambuco e Minas Gerais) e de cidades de diferentes partes em um mesmo estado (Recife e Jaboatão dos Guararapes) orientam os professores quanto ao atendimento da heterogeneidade dos estudantes em relação aos níveis de conhecimento. Desse modo, objetivou-se mapear e analisar as orientações dadas em documentos curriculares quanto ao tratamento da heterogeneidade de níveis de conhecimentos dos estudantes à luz de autores como Leal, Brandão, Almeida e Vieira (2013), Coutinho Monnier (2009), Leal, Silva e Sá (2015), Para tanto, a metodologia utilizada pautou-se em uma pesquisa documental, considerando que os documentos curriculares são fontes ricas e estáveis de conhecimento, como bem apontam Ludke e André (1986), sendo os dados investigados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), a qual consistem em um conjunto de técnicas de análise da comunicação com o objetivo de obter indicadores que possibilitem interferir no processo de produção/recepção da mensagem em questão. As categorias de análise foram construídas com base em dados do projeto geral: Heterogeneidade e Alfabetização: Concepções e Práticas, que buscou analisar orientações sobre estratégias para lidar com a heterogeneidade em documentos curriculares, livros didáticos, assim como na prática de docentes em sala de aula e as concepções e resultados de pesquisas (teses e dissertações) acerca do tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1875_TB574_22042023180239.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAÍS GOMES SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "MARIA TAÍS" "autor_email" => "gomes.tais.ms@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95068 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 574 "inscrito_id" => 1875 "titulo" => "HETEROGENEIDADE DE NÍVEIS DE CONHECIMENTO EM DOCUMENTOS CURRICULARES" "resumo" => "Este artigo relata parte de uma pesquisa que abordou o tratamento da heterogeneidade em documentos curriculares brasileiros. Neste texto, o recorte foi dado à análise de como documentos curriculares de dois estados de regiões diferentes (Pernambuco e Minas Gerais) e de cidades de diferentes partes em um mesmo estado (Recife e Jaboatão dos Guararapes) orientam os professores quanto ao atendimento da heterogeneidade dos estudantes em relação aos níveis de conhecimento. Desse modo, objetivou-se mapear e analisar as orientações dadas em documentos curriculares quanto ao tratamento da heterogeneidade de níveis de conhecimentos dos estudantes à luz de autores como Leal, Brandão, Almeida e Vieira (2013), Coutinho Monnier (2009), Leal, Silva e Sá (2015), Para tanto, a metodologia utilizada pautou-se em uma pesquisa documental, considerando que os documentos curriculares são fontes ricas e estáveis de conhecimento, como bem apontam Ludke e André (1986), sendo os dados investigados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), a qual consistem em um conjunto de técnicas de análise da comunicação com o objetivo de obter indicadores que possibilitem interferir no processo de produção/recepção da mensagem em questão. As categorias de análise foram construídas com base em dados do projeto geral: Heterogeneidade e Alfabetização: Concepções e Práticas, que buscou analisar orientações sobre estratégias para lidar com a heterogeneidade em documentos curriculares, livros didáticos, assim como na prática de docentes em sala de aula e as concepções e resultados de pesquisas (teses e dissertações) acerca do tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1875_TB574_22042023180239.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAÍS GOMES SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "MARIA TAÍS" "autor_email" => "gomes.tais.ms@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }