O CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO DO PROEJA/CEFET-AM: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS QUATROS PILARES ESTABELECIDOS PELA UNESCO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95092 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 600 "inscrito_id" => 10319 "titulo" => "O CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO DO PROEJA/CEFET-AM: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS QUATROS PILARES ESTABELECIDOS PELA UNESCO" "resumo" => "O quadro educacional brasileiro, apesar dos progressos obtidos nos índices de aprovação da educação básica e na melhoria nas taxas de analfabetismo e de escolaridade média da população, ainda é bastante insatisfatório. A marginalização dessa demanda do processo escolar reflete em sua exclusão do moderno mercado de trabalho, o que desencadeia consequências profundas para a construção de uma sociedade realmente democrática. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do PROEJA/CEFET-AM, dentro da proposta curricular do ensino médio técnico, em particular da educação de jovens e adultos. Buscou-se realizar esta análise por meio documental, bem como fazer uma reflexão acerca dessa proposta frente às novas exigências do atual mercado de trabalho. A abordagem teve como referência os quatro pilares da educação mundial estabelecidos pela UNESCO, especificamente no que se refere à configuração do currículo proposto para a EJA, que carrega diversas complexidades sociais, levando os alunos a definirem, construírem e reconstruírem suas histórias em uma dinâmica social, cultural e intelectual. A proposta aqui tratada, no contexto dos quatro pilares para a educação mundial, aponta a integração entre as várias áreas do saber, integrando-as, não ainda em sua totalidade, mas pelo menos de uma forma mais abrangente, com possibilidades de conexões entre o conjunto de conteúdos e os demais saberes sociais e culturais. Pensar em um projeto pedagógico que atenda à demanda de EJA no ensino médio técnico nos adverte acerca de todas as dificuldades enfrentadas historicamente por essa modalidade de ensino. Remontando à educação compensatória e às práticas e propostas inadequadas à Educação de Jovens e Adultos, muito se caminhou até o desenvolvimento de um trabalho mais apropriado ao perfil dessa demanda. Hoje, no entanto, muito já se tem em nosso sistema de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10319_TB600_14052023191603.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA MESQUITA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA" "autor_email" => "crismesquitas@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95092 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 600 "inscrito_id" => 10319 "titulo" => "O CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO DO PROEJA/CEFET-AM: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS QUATROS PILARES ESTABELECIDOS PELA UNESCO" "resumo" => "O quadro educacional brasileiro, apesar dos progressos obtidos nos índices de aprovação da educação básica e na melhoria nas taxas de analfabetismo e de escolaridade média da população, ainda é bastante insatisfatório. A marginalização dessa demanda do processo escolar reflete em sua exclusão do moderno mercado de trabalho, o que desencadeia consequências profundas para a construção de uma sociedade realmente democrática. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do PROEJA/CEFET-AM, dentro da proposta curricular do ensino médio técnico, em particular da educação de jovens e adultos. Buscou-se realizar esta análise por meio documental, bem como fazer uma reflexão acerca dessa proposta frente às novas exigências do atual mercado de trabalho. A abordagem teve como referência os quatro pilares da educação mundial estabelecidos pela UNESCO, especificamente no que se refere à configuração do currículo proposto para a EJA, que carrega diversas complexidades sociais, levando os alunos a definirem, construírem e reconstruírem suas histórias em uma dinâmica social, cultural e intelectual. A proposta aqui tratada, no contexto dos quatro pilares para a educação mundial, aponta a integração entre as várias áreas do saber, integrando-as, não ainda em sua totalidade, mas pelo menos de uma forma mais abrangente, com possibilidades de conexões entre o conjunto de conteúdos e os demais saberes sociais e culturais. Pensar em um projeto pedagógico que atenda à demanda de EJA no ensino médio técnico nos adverte acerca de todas as dificuldades enfrentadas historicamente por essa modalidade de ensino. Remontando à educação compensatória e às práticas e propostas inadequadas à Educação de Jovens e Adultos, muito se caminhou até o desenvolvimento de um trabalho mais apropriado ao perfil dessa demanda. Hoje, no entanto, muito já se tem em nosso sistema de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10319_TB600_14052023191603.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANA MESQUITA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANA" "autor_email" => "crismesquitas@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }