PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARTICULANDO HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DAS CIÊNCIAS E SEXUALIDADE: POTENCIALIDADES DA ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS DE PESSOAS VIVENDO COM SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95169 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 694 "inscrito_id" => 4714 "titulo" => "PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARTICULANDO HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DAS CIÊNCIAS E SEXUALIDADE: POTENCIALIDADES DA ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS DE PESSOAS VIVENDO COM SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV)" "resumo" => "Desde os primórdios a civilização é marcada pelo impacto causado por doenças infecciosas nas relações humanas. Compreender como estes momentos são produzidos, portanto, é de extrema importância para reflexões críticas para formação cidadã. Dentre as diversificadas e heterogêneas síndromes infecciosas que temos notoriedade, buscamos uma reflexão histórica referente ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que segundo Michael Oldstone, nas últimas décadas do século XX, tornou-se preocupação devido a proporção tomada e sua relação com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Diante dessas dimensões, este trabalho apresenta articulações para problematização das demandas de dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - as de Saúde e Bem-estar e Educação de Qualidade - desenvolvendo uma sequência didática que possibilite apresentar o contexto em que essa doença infecciosa foi constituída, assim como reflexões referentes a formação inicial de professores para a Educação em Direitos Humanos. Pensar a formação docente frente as articulações entre Educação e Sexualidade, principalmente no que tange ao pensador Michael Foucault, é de extrema potencialidade, principalmente se nos alocarmos sob a perspectiva do que hoje chamamos de História, Filosofia e Sociologia das Ciências (HFSC), por nos dar condições de contextualizar e problematizar sujeitos e interesses que por muito tempo foram silenciados nas histórias contadas sobre a temática central do trabalho. Compreendermos os contextos de desenvolvimento de determinados enunciados científicos, com seus marcos históricos, sociais, políticos e culturais (principalmente no que tangem a [homo]sexualidade), tornam-se determinantes para questionarmos discursos preconceituosos, que constantemente cruzam nossas práticas educacionais e de saúde, possibilitando-nos pensar as Educações em Diretos Humanos no Ensino de Ciências. Para isso, este trabalho apresenta uma sequência didática que consta com três momentos: i) apresentação histórica do HIV; ii) aspectos da HFSC e sua relação com a história da sexualidade; iii) Mídias, representações e estereótipos de identidades de pessoas vivendo com HIV." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4714_TB694_25042023232138.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "SARA" "autor_email" => "sarasoares.01@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95169 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 694 "inscrito_id" => 4714 "titulo" => "PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARTICULANDO HISTÓRIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DAS CIÊNCIAS E SEXUALIDADE: POTENCIALIDADES DA ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS DE PESSOAS VIVENDO COM SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV)" "resumo" => "Desde os primórdios a civilização é marcada pelo impacto causado por doenças infecciosas nas relações humanas. Compreender como estes momentos são produzidos, portanto, é de extrema importância para reflexões críticas para formação cidadã. Dentre as diversificadas e heterogêneas síndromes infecciosas que temos notoriedade, buscamos uma reflexão histórica referente ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que segundo Michael Oldstone, nas últimas décadas do século XX, tornou-se preocupação devido a proporção tomada e sua relação com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Diante dessas dimensões, este trabalho apresenta articulações para problematização das demandas de dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - as de Saúde e Bem-estar e Educação de Qualidade - desenvolvendo uma sequência didática que possibilite apresentar o contexto em que essa doença infecciosa foi constituída, assim como reflexões referentes a formação inicial de professores para a Educação em Direitos Humanos. Pensar a formação docente frente as articulações entre Educação e Sexualidade, principalmente no que tange ao pensador Michael Foucault, é de extrema potencialidade, principalmente se nos alocarmos sob a perspectiva do que hoje chamamos de História, Filosofia e Sociologia das Ciências (HFSC), por nos dar condições de contextualizar e problematizar sujeitos e interesses que por muito tempo foram silenciados nas histórias contadas sobre a temática central do trabalho. Compreendermos os contextos de desenvolvimento de determinados enunciados científicos, com seus marcos históricos, sociais, políticos e culturais (principalmente no que tangem a [homo]sexualidade), tornam-se determinantes para questionarmos discursos preconceituosos, que constantemente cruzam nossas práticas educacionais e de saúde, possibilitando-nos pensar as Educações em Diretos Humanos no Ensino de Ciências. Para isso, este trabalho apresenta uma sequência didática que consta com três momentos: i) apresentação histórica do HIV; ii) aspectos da HFSC e sua relação com a história da sexualidade; iii) Mídias, representações e estereótipos de identidades de pessoas vivendo com HIV." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4714_TB694_25042023232138.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "SARA" "autor_email" => "sarasoares.01@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }