LUZ, SOMBRAS, AÇÃO! COMPREENDENDO CONCEITOS DA FÍSICA ATRAVÉS DO TEATRO NA ESCOLA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95233 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 776 "inscrito_id" => 7532 "titulo" => "LUZ, SOMBRAS, AÇÃO! COMPREENDENDO CONCEITOS DA FÍSICA ATRAVÉS DO TEATRO NA ESCOLA" "resumo" => "A perspectiva histórico-cultural apresenta inestimável contribuição para a articulação e evolução dos processos de aprendizagem, favorecendo a compreensão efetiva da influência do ambiente sobre o indivíduo (e vice-versa). Vigotski destaca que as emoções são a motricidade necessária ao direcionamento das ações dos indivíduos sobre o ambiente, apontando para o viver como um eterno jogo social do aprender, um jogo do qual somos parte. Para o autor, aprendizagem configura-se enquanto um complexo emaranhado de reações fisiológicas e psicológicas entrelaçadas aos movimentos biológicos e mecanismos cerebrais. Sendo o teatro uma forte manifestação sociocultural cuja origem remonta à Grécia Antiga, entrelaçada a contextos de ensino da Arte com acolhimento transdisciplinar, se buscou entrelaçar as funções psíquicas e a mediação com os processos de sentido e significado de conceitos da Física, investigando a influência do teatro de sombras sobre a conceitualização da luz e suas características com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, em movimentos dialéticos favorecidos pela encenação teatral, essenciais à consciência e ações mentais influenciadoras do comportamento expressos a partir experiência através de ações que podem se sobrepor (ou interrelacionar-se) a outras, mantendo sempre uma expressão principal em destaque, enquanto outras dão suporte como coadjuvantes. Resultados sugerem evolução conceitual, articulação de saberes para a resolução de desafios, desempenho físico, produção textual e oralidade, interações, imaginação, criatividade e autoestima, acenando para uma aprendizagem significativa e útil à vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7532_TB776_11102023154154.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERONICA FREITAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERONICA" "autor_email" => "veronicafreisi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95233 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 776 "inscrito_id" => 7532 "titulo" => "LUZ, SOMBRAS, AÇÃO! COMPREENDENDO CONCEITOS DA FÍSICA ATRAVÉS DO TEATRO NA ESCOLA" "resumo" => "A perspectiva histórico-cultural apresenta inestimável contribuição para a articulação e evolução dos processos de aprendizagem, favorecendo a compreensão efetiva da influência do ambiente sobre o indivíduo (e vice-versa). Vigotski destaca que as emoções são a motricidade necessária ao direcionamento das ações dos indivíduos sobre o ambiente, apontando para o viver como um eterno jogo social do aprender, um jogo do qual somos parte. Para o autor, aprendizagem configura-se enquanto um complexo emaranhado de reações fisiológicas e psicológicas entrelaçadas aos movimentos biológicos e mecanismos cerebrais. Sendo o teatro uma forte manifestação sociocultural cuja origem remonta à Grécia Antiga, entrelaçada a contextos de ensino da Arte com acolhimento transdisciplinar, se buscou entrelaçar as funções psíquicas e a mediação com os processos de sentido e significado de conceitos da Física, investigando a influência do teatro de sombras sobre a conceitualização da luz e suas características com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, em movimentos dialéticos favorecidos pela encenação teatral, essenciais à consciência e ações mentais influenciadoras do comportamento expressos a partir experiência através de ações que podem se sobrepor (ou interrelacionar-se) a outras, mantendo sempre uma expressão principal em destaque, enquanto outras dão suporte como coadjuvantes. Resultados sugerem evolução conceitual, articulação de saberes para a resolução de desafios, desempenho físico, produção textual e oralidade, interações, imaginação, criatividade e autoestima, acenando para uma aprendizagem significativa e útil à vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7532_TB776_11102023154154.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERONICA FREITAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERONICA" "autor_email" => "veronicafreisi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }