Construir uma boa formação durante o curso de licenciatura é essencial para o futuro profissional que ingressa na carreira docente. Nesse ínterim é importante contar com programas ofertados por universidades públicas, a exemplo do programa de monitoria, que possibilita de tal forma, uma aproximação e experiência com a prática docente. Desse modo, o presente trabalho acadêmico traz um relato de experiência no programa de monitoria, no componente curricular de metodologia do ensino de Geografia II como bolsista, no curso de licenciatura plena em Geografia entre os semestres de 2022.1 e 2022.2 na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus III/Guarabira-PB. Assim, objetivou-se discutir as contribuições da monitoria acadêmica na formação inicial de professores de Geografia. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa do tipo explicativa. Ao que se refere aos objetivos, tratou-se de uma pesquisa descritiva. Os resultados alcançados mostraram que a monitoria acadêmica no curso de licenciatura em Geografia foram fundamentais para a formação inicial docente em Geografia, visto que as atividades desenvolvidas na monitoria, propiciaram compreender as novas práticas pedagógicas, quais exercícios poderão ser realizados na sala de aula, a maneira como os alunos estão entendendo os conteúdos propostos da disciplina, junto a professora supervisora da monitoria, assim como auxiliar tirando as dúvidas dos discentes da turma na realização de trabalhos e exercícios, durante a discussão de textos, de tal modo criando a identidade docente já no espaço da universidade.