O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA INFÂNCIA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
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A referida teoria destaca ainda, a relevância do papel do educador na mediação da aprendizagem para o desenvolvimento da linguagem. O autor considera que só há aprendizagem na zona de desenvolvimento proximal, uma vez que o bom ensino deve garantir aprendizagem e impulsionar o desenvolvimento, isso significa que não haverá aprendizagem se ensinarmos para a criança aquilo que ela já sabe, e o mesmo ocorre se ensinarmos aquilo que está muito além da sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho é ressalta a importância do ambiente social e cultural na formação do ser humano analisar como a teoria histórico-cultural compreende o desenvolvimento da linguagem na infância e que através da interação com os outros e com o meio, as crianças adquirem conhecimento, desenvolvem suas habilidades e constroem sua personalidade. A metodologia desse trabalho se baseia em uma abordagem qualitativa, onde se utilizou da pesquisa bibliográfica para se obter uma compreensão abrangente e embasada sobre o assunto em estudo, foram consultadas diversas fontes, como livros, artigos científicos, relatórios técnicos e outros materiais. Desse modo, é fundamental considerar a teoria Histórico- Cultural de Vygotky que muito contribuiu e contribui até hoje para a reflexão dos educadores em repensar suas próprias praticas sempre visando a efetiva aprendizagem e desenvolvimento da crianças. Assim entendemos que este é um campo aberto para férteis discussões que devem ser fomentadas a partir dos estudos sobre a aprendizagem. Em resumo, a teoria sociocultural de Vygotsky enfatiza a interação social, a linguagem e o contexto cultural como influências fundamentais no desenvolvimento humano. Palavras-chave: teoria histórico-cultural, desenvolvimento infantil, linguagem." 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