OLHARES DOS FUTUROS PEDAGOGOS SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95422 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1027 "inscrito_id" => 8124 "titulo" => "OLHARES DOS FUTUROS PEDAGOGOS SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de Estágio Supervisionado (ES) do Curso de Pedagogia, a partir dos estudantes de duas Universidades Federais do Centro Oeste. As experiências foram desenvolvidas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e como essas experiências impactaram sua formação inicial como futuros pedagogos. Esses dados fazem parte de uma pesquisa mais ampla e o Estágio Supervisionado é visto, aqui, como possibilidade de os estagiários desenvolverem posturas e habilidades de pesquisadores, a partir de situações concretas na escola, as quais permitem elaborar projetos que ao mesmo tempo buscam compreender e problematizar situações que surgem na prática pedagógica” (PIMENTA; LIMA, 2012). Optou-se pela metodologia qualitativa com abordagem de estudo de caso. Para recolher as informações, utilizou-se entrevistas semiestruturadas e análise de documentos públicos. Participaram, deste estudo, 30 estudantes, sendo 15 da UnB e 15 do campus de Arraias-UFT. Evidenciam-se como resultados: (a) estudantes portadores de diversas concepções do estágio supervisionado; (b) Dos 30 estudantes, 21 deles declararam que o ES é a parte prática do curso; c) Dois estudantes se afastam da compreensão do ES como um momento de articulação entre teoria e prática; c) os demais estudantes concebem o ES como possibilidade de aprendizagem de se tornar um pesquisador de sua prática, compreenderem e problematizarem as situações que observaram na escola como futuros pedagogos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8124_TB1027_03102023192245.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NORMA L N QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "NORMA LÚCIA" "autor_email" => "normaluciaqueiroz@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95422 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1027 "inscrito_id" => 8124 "titulo" => "OLHARES DOS FUTUROS PEDAGOGOS SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar as concepções de Estágio Supervisionado (ES) do Curso de Pedagogia, a partir dos estudantes de duas Universidades Federais do Centro Oeste. As experiências foram desenvolvidas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e como essas experiências impactaram sua formação inicial como futuros pedagogos. Esses dados fazem parte de uma pesquisa mais ampla e o Estágio Supervisionado é visto, aqui, como possibilidade de os estagiários desenvolverem posturas e habilidades de pesquisadores, a partir de situações concretas na escola, as quais permitem elaborar projetos que ao mesmo tempo buscam compreender e problematizar situações que surgem na prática pedagógica” (PIMENTA; LIMA, 2012). Optou-se pela metodologia qualitativa com abordagem de estudo de caso. Para recolher as informações, utilizou-se entrevistas semiestruturadas e análise de documentos públicos. Participaram, deste estudo, 30 estudantes, sendo 15 da UnB e 15 do campus de Arraias-UFT. Evidenciam-se como resultados: (a) estudantes portadores de diversas concepções do estágio supervisionado; (b) Dos 30 estudantes, 21 deles declararam que o ES é a parte prática do curso; c) Dois estudantes se afastam da compreensão do ES como um momento de articulação entre teoria e prática; c) os demais estudantes concebem o ES como possibilidade de aprendizagem de se tornar um pesquisador de sua prática, compreenderem e problematizarem as situações que observaram na escola como futuros pedagogos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8124_TB1027_03102023192245.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NORMA L N QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "NORMA LÚCIA" "autor_email" => "normaluciaqueiroz@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }