AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES E ALUNOS COM AS AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95452 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1065 "inscrito_id" => 11802 "titulo" => "AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES E ALUNOS COM AS AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Com a pandemia surgiu a impossibilidade de manter o ensino presencial e surgiu a necessidade de uma nova alternativa temporariamente para a ministração das aulas. Neste contexto, ressurgiram diferentes problemáticas em torno da Educação. A internet foi o meio de interceder à oferta de ensino e minimizar os impactos na aprendizagem infligida pela COVID-19. Os espaços de aprendizagem tiveram de ser repensados, o currículo adaptado e as presenças físicas dos professores e alunos marcadas pelo meio digital. Uma das perguntas que surgiu nesse momento foi “Como os alunos e professores estavam se adaptando com o ensino remoto?”. Pois, com as aulas presenciais suspensas foi preciso pensar em novas estratégias pedagógicas através do uso de recursos tecnológicos. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar uma discussão de uma pesquisa realizada no período remoto com professores e alunos para identificar as principais dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática com as aulas síncronas e assíncronas. A metodologia utilizada retratou o cenário educacional através de um estudo de caso pela coleta de dados de formulários online com alunos e professores do Ensino Médio nas escolas da cidade de Baraúna e Mossoró no Rio Grande do Norte, no contexto da pandemia de COVID-19. O resultado da pesquisa mostrou que os professores entrevistados não estavam convencidos que os seus alunos estavam aprendendo efetivamente a disciplina de matemática nas aulas remotas, pois ocorreu um grande número de alunos que não participavam das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11802_TB1065_03102023212557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUANA LEITE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "luanamaria77@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95452 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1065 "inscrito_id" => 11802 "titulo" => "AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES E ALUNOS COM AS AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Com a pandemia surgiu a impossibilidade de manter o ensino presencial e surgiu a necessidade de uma nova alternativa temporariamente para a ministração das aulas. Neste contexto, ressurgiram diferentes problemáticas em torno da Educação. A internet foi o meio de interceder à oferta de ensino e minimizar os impactos na aprendizagem infligida pela COVID-19. Os espaços de aprendizagem tiveram de ser repensados, o currículo adaptado e as presenças físicas dos professores e alunos marcadas pelo meio digital. Uma das perguntas que surgiu nesse momento foi “Como os alunos e professores estavam se adaptando com o ensino remoto?”. Pois, com as aulas presenciais suspensas foi preciso pensar em novas estratégias pedagógicas através do uso de recursos tecnológicos. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar uma discussão de uma pesquisa realizada no período remoto com professores e alunos para identificar as principais dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática com as aulas síncronas e assíncronas. A metodologia utilizada retratou o cenário educacional através de um estudo de caso pela coleta de dados de formulários online com alunos e professores do Ensino Médio nas escolas da cidade de Baraúna e Mossoró no Rio Grande do Norte, no contexto da pandemia de COVID-19. O resultado da pesquisa mostrou que os professores entrevistados não estavam convencidos que os seus alunos estavam aprendendo efetivamente a disciplina de matemática nas aulas remotas, pois ocorreu um grande número de alunos que não participavam das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11802_TB1065_03102023212557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUANA LEITE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "luanamaria77@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }