Competências digitais são um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes necessários para o uso efetivo e seguro da tecnologia digital em várias áreas da vida. Conhecer formas de inserir competências digitais na formação docente traça um importante caminho para compreensão do percurso formativo dos professores. Buscando identificar formas de melhorar esse arranjo, o objetivo deste trabalho foi apresentar resultados de uma autoavaliação reflexiva das competências digitais dos docentes do curso Educação a Distância em Ensino de Ciências. A metodologia baseou na interpretação das narrativas docentes bem como nos resultados obtidos por meio do questionário de avaliação do CIEB. Assim, este trabalho tem como questão norteadora, conhecer as maneiras como os diferentes atores inseriram as competências digitais docentes na sua formação, traçando como um importante caminho para compreensão das necessidades de investimentos em recursos para essa etapa da formação docente. Justificamos a escolha do tema, como forma de abordar uma reflexão que envolve criar um ecossistema digital que envolve a formação de professores e buscar identificar formas de avaliar as competências digitais dentro desse contexto educacional. Os resultados exprimem motivação em realizar o referido curso atrelado à necessidade de outras formações que busquem melhorar índices das competências digitais docentes para aplicação em sala de aula.