A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO DOCENTE, LINHAS QUE SE CONECTAM E SE CRUZAM NO AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95492 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1115 "inscrito_id" => 4951 "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO DOCENTE, LINHAS QUE SE CONECTAM E SE CRUZAM NO AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO" "resumo" => "O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação, e objetiva analisar o perfil do docente na Educação Especial num município baiano, mediante sua formação inicial e continuada, visando enxergar a inclusão no contexto escolar. Busca-se também trazer um pouco da História da Educação Inclusiva no Brasil, bem como destaca os marcos legais nacionais e internacionais. Compreende-se que não apenas as pessoas com deficiências façam parte dos beneficiados pela inclusão, mas todas as crianças, jovens e adultos que por alguma razão se encontram distanciados dos seus direitos básicos a educação e vivência social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através de questionários e análise da realidade. Foi realizado um apanhado histórico sobre a formação de professores no Brasil, desde os primórdios aos dias atuais. Assim, foi possível conhecer o que de fato é uma escola inclusiva, sua estrutura, desafios e perspectivas rumo ao inclusão de todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, psíquicas ou socioeconômicas. A inclusão de pessoas com deficiências constitui-se uma proposta politicamente correta que representam valores simbólicos importantes. Os resultados apontam que há muito para ser feito no tocante a inclusão, embora tenha avançado essa causa no cenário nacional, ainda não são é suficiente e eficaz em todos os lugares e escolas. Enfim, a inclusão, nasce de um princípio ideológico em defesa da igualdade de direitos e de acesso para todos os cidadãos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4951_TB1115_04102023043103.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDINEA DE MOURA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CLAUDINEA" "autor_email" => "claudiahdf@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95492 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1115 "inscrito_id" => 4951 "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO DOCENTE, LINHAS QUE SE CONECTAM E SE CRUZAM NO AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO" "resumo" => "O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação, e objetiva analisar o perfil do docente na Educação Especial num município baiano, mediante sua formação inicial e continuada, visando enxergar a inclusão no contexto escolar. Busca-se também trazer um pouco da História da Educação Inclusiva no Brasil, bem como destaca os marcos legais nacionais e internacionais. Compreende-se que não apenas as pessoas com deficiências façam parte dos beneficiados pela inclusão, mas todas as crianças, jovens e adultos que por alguma razão se encontram distanciados dos seus direitos básicos a educação e vivência social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, através de questionários e análise da realidade. Foi realizado um apanhado histórico sobre a formação de professores no Brasil, desde os primórdios aos dias atuais. Assim, foi possível conhecer o que de fato é uma escola inclusiva, sua estrutura, desafios e perspectivas rumo ao inclusão de todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, psíquicas ou socioeconômicas. A inclusão de pessoas com deficiências constitui-se uma proposta politicamente correta que representam valores simbólicos importantes. Os resultados apontam que há muito para ser feito no tocante a inclusão, embora tenha avançado essa causa no cenário nacional, ainda não são é suficiente e eficaz em todos os lugares e escolas. Enfim, a inclusão, nasce de um princípio ideológico em defesa da igualdade de direitos e de acesso para todos os cidadãos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4951_TB1115_04102023043103.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDINEA DE MOURA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "CLAUDINEA" "autor_email" => "claudiahdf@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }