O LÚDICO ALIADO ÀS PRÁTICAS SAUDÁVEIS NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95504 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1136 "inscrito_id" => 6310 "titulo" => "O LÚDICO ALIADO ÀS PRÁTICAS SAUDÁVEIS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Alimentação saudável é essencial para a manutenção da saúde física, psicológica e intelectual, mesmo assim, é frequente a existência de maus hábitos alimentares entre crianças e adolescentes, sendo comum a disseminação de dietas inadequadas e “milagrosas” visando reduzir peso, devido à pressão psicológica causada nos jovens para se adequarem num padrão estético “supostamente ideal”. Neste contexto, objetivou-se demonstrar a importância de se ter uma alimentação equilibrada, com diversidade nutricional, e de boa procedência. Para tanto, efetuou análises lúdicas com educandos do 1° ano (ensino médio) numa escola estadual do município de São João do Rio do Peixe-PB. Primeiramente, foi aplicado um questionário semiestruturado para sondar quais conhecimentos prévios os discentes apresentavam sobre o tema. Na sequência, foram ministradas aulas com intervenções do conteúdo programático “alimentação saudável”, com enfoque na composição química e funções biológicas dos alimentos mais consumidos diariamente na região. Também foi elaborada, em parceria com os estudantes, uma pirâmide alimentar, como recurso pedagógico complementar. Após as intervenções, o questionário foi reaplicado a fim de verificar o impacto da implantação destas novas ferramentas no ensino de Biologia. Como resultados foi observado que trinta e um discentes responderam o questionário inicial, com 33,44% de acertos, 16, 55% de erros, 20,45% de respostas incompletas e 29, 54% questões em branco. Na reaplicação, 26 alunos contribuíram com o estudo, perfazendo 58,33% de acertos, 12,45% de erros, 18,45% de respostas incompletas e 10,5% de respostas em branco. Desta forma, foi registrado um aumento de aproximadamente 25% nos acertos e um declínio de 19,4% nas respostas deixadas em branco. Além disso, foi possível constatar uma maior interação dos estudantes durante a aula de construção da pirâmide alimentar, o que sugere que o uso de metodologias ativas contribuiu significativamente para um melhor desempenho na aprendizagem, gerando uma educação mais efetiva sobre a saúde alimentar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6310_TB1136_06112023183053.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENNAN CAUÊ LACERDA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENNAN" "autor_email" => "rennan.caue@estudante.ufc" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95504 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1136 "inscrito_id" => 6310 "titulo" => "O LÚDICO ALIADO ÀS PRÁTICAS SAUDÁVEIS NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Alimentação saudável é essencial para a manutenção da saúde física, psicológica e intelectual, mesmo assim, é frequente a existência de maus hábitos alimentares entre crianças e adolescentes, sendo comum a disseminação de dietas inadequadas e “milagrosas” visando reduzir peso, devido à pressão psicológica causada nos jovens para se adequarem num padrão estético “supostamente ideal”. Neste contexto, objetivou-se demonstrar a importância de se ter uma alimentação equilibrada, com diversidade nutricional, e de boa procedência. Para tanto, efetuou análises lúdicas com educandos do 1° ano (ensino médio) numa escola estadual do município de São João do Rio do Peixe-PB. Primeiramente, foi aplicado um questionário semiestruturado para sondar quais conhecimentos prévios os discentes apresentavam sobre o tema. Na sequência, foram ministradas aulas com intervenções do conteúdo programático “alimentação saudável”, com enfoque na composição química e funções biológicas dos alimentos mais consumidos diariamente na região. Também foi elaborada, em parceria com os estudantes, uma pirâmide alimentar, como recurso pedagógico complementar. Após as intervenções, o questionário foi reaplicado a fim de verificar o impacto da implantação destas novas ferramentas no ensino de Biologia. Como resultados foi observado que trinta e um discentes responderam o questionário inicial, com 33,44% de acertos, 16, 55% de erros, 20,45% de respostas incompletas e 29, 54% questões em branco. Na reaplicação, 26 alunos contribuíram com o estudo, perfazendo 58,33% de acertos, 12,45% de erros, 18,45% de respostas incompletas e 10,5% de respostas em branco. Desta forma, foi registrado um aumento de aproximadamente 25% nos acertos e um declínio de 19,4% nas respostas deixadas em branco. Além disso, foi possível constatar uma maior interação dos estudantes durante a aula de construção da pirâmide alimentar, o que sugere que o uso de metodologias ativas contribuiu significativamente para um melhor desempenho na aprendizagem, gerando uma educação mais efetiva sobre a saúde alimentar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6310_TB1136_06112023183053.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENNAN CAUÊ LACERDA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENNAN" "autor_email" => "rennan.caue@estudante.ufc" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }